
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Neuri Freitas, está no Chile cumprindo uma agenda oficial de visitas técnicas voltadas ao setor de dessalinização de água e saneamento básico. A missão tem como objetivo conhecer de perto as soluções adotadas pelo país sul-americano, que atualmente é referência na América Latina em capacidade de dessalinização.

Durante a visita, Neuri Freitas conheceu a Planta de Dessalinização de Caldera, localizada na região do Atacama e operada pela empresa Nueva Atacama. A estrutura representa um marco importante no enfrentamento à escassez hídrica e exemplifica as inovações tecnológicas adotadas pelo Chile para garantir o abastecimento de água em regiões áridas.

Representando a AESBE e a CAGECE, o presidente também realizou uma apresentação institucional, destacando o panorama atual do saneamento básico no Brasil. Neuri abordou os principais desafios enfrentados com o novo marco regulatório do setor e ressaltou a importância das parcerias público-privadas como instrumento essencial para ampliar os serviços de água e esgoto no país.

Como ponto alto da missão, nesta quarta-feira (30/04), foi assinada uma Carta de Intenção entre a CAGECE, a empresa Nueva Atacama, a Faculdade de Tecnologia e o Centro de Governança e Políticas Públicas da Universidade do Atacama. O documento formaliza o interesse mútuo das instituições em estabelecer futuras colaborações técnicas e acadêmicas voltadas à troca de experiências e ao desenvolvimento de políticas públicas e soluções inovadoras para o setor de saneamento básico.