Últimas Notícias
Presidente da Assembleia destaca as prioridades do Programa Alece 2030
Home Últimas Notícias Presidente da Assembleia destaca as prioridades do Programa Alece 2030

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou, durante a quarta reunião do Comitê de Gestão Estratégica (Coge) com representantes da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Barros Soluções em Gestão, as prioridades do programa Alece 2030. A missão do programa é implantar o modelo de governança para a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.

Evandro Leitão pontuou como principais desafios do Parlamento para os próximos 10 anos a aproximação entre Assembleia e sociedade, o fortalecimento da área de tecnologia e da Ouvidoria, para dar voz à sociedade.

O presidente também ressaltou a importância de valorizar o servidor, não apenas sob forma de remuneração, mas por meio de serviços que melhorem sua qualidade de vida, e citou as ações desenvolvidas pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia que abrangem várias especialidades e se estendem à comunidade do entorno da AL.

Quanto à contribuição da Casa ao setor produtivo do Estado, Evandro Leitão reforçou a importância do Poder Legislativo criar um ambiente favorável à entrada de empresas investidoras, não apenas por meio de incentivos fiscais, mas, principalmente, fornecendo segurança jurídica que garanta que aquilo que foi estabelecido será cumprido. Ele enfatizou o respeito da Assembleia em relação ao segmento do empreendedorismo.

O presidente da Assembleia destacou ainda o dever dos parlamentares de trabalhar com transparência e humildade a fim de representar bem a sociedade e que, desta forma, por meio de ações efetivas, as pessoas reconhecerão o trabalho que vem sendo empreendido para o bem coletivo.

A reunião, realizada no último dia 7 de junho, contou com as presenças dos professores Caio Marini, da FDC, e Valdemar Barros, da Barros Soluções em Gestão.

A controladora da AL e secretária executiva do Comitê, Sílvia Helena Correia, destacou que o encontro permitiu aos membros do Comitê conhecer a metolodologia, atividades, prazos e forma, bem como insumos, com os quais a empresa que dá suporte técnico ao planejamento irá trabalhar. “Um ponto importante de destacar é que o “Alece 2030” está inserido num contexto maior, que é o Ceará 2050 e o Fortaleza 2040. Então, temos que construir o planejamento estratégico e um direcionamento que tenha convergência com todos esses cenários, diretrizes e políticas já estabelecidas”, informou.

A quarta reunião ordinária contou também com o acompanhamento dos projetos prioritários do biênio 2021/2022, que constam na agenda do presidente da Assembleia, Evandro Leitão e o compartilhamento de informes em relação a projetos em andamento. ”Ficamos felizes porque o Coge já começa a colher frutos que são resultados de iniciativas que contribuem para o fortalecimento da gestão e da governança da Assembleia”, avaliou Sílvia Correia.

O Comitê de Gestão Estratégica da Alece foi instituído pela Resolução nº 698/2019. O colegiado é coordenado pela Diretoria Geral, secretariado pela Controladoria e tem na sua composição representantes das diretorias Administrativa Financeira e Legislativa, Procuradoria, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Gabinete da Presidência e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins).

Veja Mais