Em entrevista ao Programa do Rubão na última quarta-feira, 11, o presidente da ACONTESCE (Associação dos Conselheiros, ex-Conselheiros Tutelares e Suplentes do Estado do Ceará), Eulógio Neto, reforçou a necessidade de atenção redobrada no período de Carnaval para prevenir casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo ele, o aumento da circulação de pessoas em viagens, praias, balneários e festas exige maior vigilância por parte de pais e responsáveis. Eulógio destacou que o diálogo dentro de casa e a supervisão constante são fundamentais para garantir a segurança dos menores durante as festividades.
O presidente da ACONTESCE orientou que qualquer suspeita deve ser denunciada imediatamente pelos canais oficiais, como o Disque 100, que recebe denúncias de forma anônima em todo o Brasil, e o 190, para acionamento imediato da polícia em situações de risco. Ele ressaltou que a proteção das crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

