Coberturas
Prefeitura realiza operação especial para garantir distanciamento dos passageiros nos transportes públicos
Home Últimas Notícias Prefeitura realiza operação especial para garantir distanciamento dos passageiros nos transportes públicos

foto aérea da avenida aguanambi

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) tem realizado uma operação especial, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), para garantir maior distanciamento entre os passageiros dentro dos transportes públicos. Veículos extras, com capacidade máxima de 80 passageiros, estão posicionados nos terminais de integração e podem ser utilizados para as linhas que apresentem maior demanda. A estratégia está sendo adotada como medida de prevenção ao novo coronavírus em Fortaleza, garantindo uma frota suficiente e confortável para a demanda prevista.

A oferta da frota de ônibus está sendo avaliada diariamente pela Etufor a partir da demanda dos usuários, já que diminuiu em 80% a quantidade de passageiros, durante o período de isolamento social proposto pelo Governo, em relação a um dia útil convencional, conforme dados da última terça-feira (24/03). Ou seja, a demanda transportada diariamente tem chegado a aproximadamente 20%. Os terminais com maior fluxo de passageiros têm sido nos bairros Parangaba e Siqueira.

Aplicativo Meu Ônibus

“É importante destacar que os usuários devem evitar sair de casa, mas, se precisarem, devem utilizar o aplicativo Meu Ônibus para aguardarem pouco tempo nos pontos de parada”, alerta João Pupo, secretário de Conservação e Serviços Públicos.

Adaptações no embarque e desembarque

Outras medidas especiais foram adotadas quanto ao embarque e desembarque nas estações de corredor expresso nas avenidas Bezerra de Menezes e Aguanambi.

Na avenida Bezerra de Menezes, os ônibus estão realizando o embarque e desembarque apenas nos abrigos junto ao canteiro central. Já na avenida Aguanambi, os veículos continuam operando nas estações diariamente, pois possuem espaço amplo e passam a adotar o sistema de autoatendimento a partir deste ‪sábado (28/03)‬.

Reforço na higienização

A Prefeitura Municipal de Fortaleza garantiu o reforço de higienização, tanto para os usuários quanto nos seus equipamentos de transporte, incluindo a limpeza diária dos veículos nas garagens das empresas associadas ao Sindiônibus.

Desde o dia 18 de março, já foram distribuídos, pela Socicam, empresa administradora dos terminais, 436 litros de álcool em gel nos sete terminais.

Além disso, está garantida a disponibilidade de água e sabão nos banheiros, bem como novas pias nas plataformas dos terminais Antônio Bezerra, Siqueira, Conjunto Ceará e Papicu. Novas pias estão em fase de instalação nos terminais Siqueira e Parangaba e, em seguida, Lagoa e Messejana.

Veja Mais