Coberturas
Prefeitura intensifica ações de combate à Covid-19 com a instalação de novas estruturas nas UPAs municipais
Home Últimas Notícias Prefeitura intensifica ações de combate à Covid-19 com a instalação de novas estruturas nas UPAs municipais

prefeito falando sentado à mesa

A Prefeitura de Fortaleza segue intensificando os esforços necessários de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Na noite a última  quarta-feira (25/03), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, ações de enfrentamento à Covid-19.

A assistência à população, sobretudo no âmbito da Saúde, vem sendo reforçada por meio de uma série de medidas. Em virtude do atual cenário epidemiológico, composto pelos crescentes casos confirmados de infecção por coronavírus e por outros quadros virais, incluindo as arboviroses, os leitos municipais serão estrategicamente expandidos.

Nessa perspectiva, cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Município receberão reforço por meio da instalação de estruturas anexas. De acordo com o cronograma divulgado, serão 140 leitos adicionais instalados ao longo do mês de abril, contemplando, gradativamente, as UPAs do Dendê, do Bom Jardim, do Vila Velha, do Jangurussu e do Itaperi.

Confira as datas de implantação e a logística de distribuição de leitos:

UPA do Dendê: 20 novos leitos implantados até o dia 3 de abril
UPA do Bom Jardim: 20 novos leitos implantados até o dia 13 de abril
UPA do Vila Velha: 20 novos leitos implantados até o dia 23 de abril
UPA do Jangurussu: 40 novos leitos implantados até o dia 24 de abril
UPA do Itaperi: 40 novos leitos implantados até o dia 30 de abril

75 novos médicos nos postos de saúde da Cidade

A partir desta quinta-feira (26/03), a Rede de Atenção Primária à Saúde da Capital será fortalecida pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Serão 75 novos médicos atuando nos postos de saúde da Cidade instalados, sobretudo, em áreas vulneráveis.

A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, que promoveu a capacitação desses profissionais por meio do Programa Médico Fortaleza.

Aquisição de 15 mil exames rápidos

Durante a transmissão, o prefeito Roberto Cláudio anunciou, ainda, a aquisição de 15 mil testes rápidos para a detecção do novo coronavírus. A chegada dos materiais está prevista para o início de abril e deverá contemplar os profissionais de saúde atuantes da Rede Municipal que, eventualmente, venham a apresentar sintomas. O objetivo, além do aumento do cuidado ao profissional, é minimizar a contaminação hospitalar.

Novos insumos e materiais

Na ocasião, o Prefeito reconheceu os esforços desprendidos pelo Governo do Estado e garantiu a atuação do Município para complementar a aquisição de novos insumos e materiais, entre eles, equipamentos de proteção individual e respiradores.

Em decorrência da alta demanda mundial, a logística de compra e de recebimento será, gradativamente, efetivada ao longo do mês de abril.

Nova estrutura no Estádio Presidente Vargas

Conforme previamente anunciado, o estádio Presidente Vargas será equipado, até 20 de abril, com, pelo menos 204 leitos. De acordo com o Prefeito, as obras seguem em ritmo acelerado e irão fortalecer a assistência aos acometidos pela Covid-19.

Roberto Cláudio garantiu que, ao final da crise vigente, a estrutura do estádio será devidamente recuperada. “Neste momento, nosso propósito é o de salvar vidas. Passado este momento, atenderemos à demanda de torcedores e de militantes. O gramado será recuperado nos melhores padrões para servir do futebol amador ao profissional”, apontou.

Instituto Doutor José Frota (IJF 2)

Os atendimentos de alta complexidade serão fortalecidos por meio da implantação de 175 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no IJF2 até o fim do mês de maio.

Rede de solidariedade

Ainda na transmissão, o prefeito Roberto Cláudio agradeceu a solidariedade desprendida em Fortaleza por meio de atitudes individuais e coletivas, destacando a ação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do esforço Salvando Vidas e reconhecendo a importância da iniciativa Supera Fortaleza, que reúne esforços da sociedade civil e de bancos comunitários, visando à assistência da população mais vulnerável da Cidade.

Veja Mais