Coberturas
Prefeitura finaliza a distribuição de 231 mil kits de alimentação aos alunos da Rede Municipal de Ensino
Home Últimas Notícias Prefeitura finaliza a distribuição de 231 mil kits de alimentação aos alunos da Rede Municipal de Ensino

mulher carregando sacola com o kit alimentação

A Prefeitura de Fortaleza está concluindo, nesta quarta-feira (01/04), por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a entrega de 231 mil kits de alimentação às famílias de alunos da Rede Municipal de Ensino. Os alimentos não perecíveis foram entregues, desde o último dia 23 de março, aos alunos dos Centros de Educação Infantil, creches conveniadas e escolas municipais.
No total, foram entregue, nesta primeira etapa, cerca de 2.300 toneladas de alimentos disponibilizadas às famílias dos estudantes.

O objetivo da ação, de acordo com a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, é de complementar a alimentação dos alunos durante o período de suspensão das aulas, em decorrência do enfrentamento e prevenção à pandemia do coronavírus. “O programa de alimentação escolar é um componente importantíssimo para o desenvolvimento integral dos estudantes”, destaca a secretária.

A distribuição dos kits de alimentação acontece nas unidades escolares organizada de forma a evitar aglomerações. As famílias receberam informações sobre a data disponível para a retirada dos kits. O benefício é individual e é assegurado para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os kits são compostos pelos seguintes alimentos não perecíveis: 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, 1 pacote de macarrão espaguete, 1 pacote de biscoito, 1kg de feijão, 1 garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca e 1 pacote de farinha de milho. Segundo Brenda Marques, nutricionista da Célula de Alimentação Escolar da SME, o kit possibilita garantir a segurança nutricional dos alunos neste período sem aulas. “Os gêneros alimentícios do kit alimentar ofertam carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, que vão colaborar com a imunidade dos nossos alunos”, explica.

Cuidados

Para que o processo de entrega transcorra sempre da melhor forma, sem aglomerações, a SME orientou que apenas o pai, a mãe ou o responsável deva comparecer à unidade escolar, onde o aluno está matriculado, no dia e horário marcados para retirada do kit.

“Ao chegar na unidade, os pais recebem orientações para lavar as mãos, com água e sabão, ou utilizar o álcool gel. De imediato, os pais recebem os kits e saem. Nossa ação vem acontecendo de forma organizada e respeitosa aos protocolos de higiene e segurança para a prevenção ao coronavírus”, explica o secretário adjunto da SME, Jefferson Maia.

Vale ressaltar que os mesmos cuidados são tomados pelos profissionais da Educação envolvidos na ação. Para isso, as unidades de ensino receberam equipamentos de proteção para uso durante a entrega do kit de alimentação, como máscaras e álcool gel.

A SME já trabalha com a previsão de uma nova distribuição do kit alimentar, a partir da última semana deste mês de abril, já que houve a prorrogação do período de suspensão das atividades escolares por conta da pandemia de coronavírus.

Veja Mais