Coberturas
Prefeitura de Sobral reinaugura Museu do Eclipse nesta quarta-feira (29/05)
Home Últimas Notícias Prefeitura de Sobral reinaugura Museu do Eclipse nesta quarta-feira (29/05)

Como parte das comemorações que celebram o Centenário do Eclipse de Sobral com o qual foi comprovada a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, a Prefeitura de Sobral e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reinauguram, nesta quarta-feira (29/05), às 19 horas, o Museu do Eclipse, que foi completamente requalificado. A cerimônia também contará com apresentação da Orquestra Internacional Jovem Eurochestries e projeções de vídeo em 3D na Igreja do Patrocínio (Rua Coronel Rangel, Centro).

Por meio do PAC Cidades Históricas, foram investidos quase R$ 1 milhão no Museu, que é ícone da divulgação histórica e científica no país. Localizado na Praça do Patrocínio, no local onde foi observado o eclipse solar de 1919, o equipamento foi construído há 20 anos e possui um importante acervo, que inclui o telescópio mais avançado das regiões Norte e Nordeste brasileiras e equipamentos originais da referida expedição internacional.

Após nove meses de obras, o edifício está todo reestruturado, com novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico. Além disso, um importante trabalho de impermeabilização foi realizado, solucionando os problemas de infiltração, que levaram ao seu fechamento em 2016.

Veja Mais