Em uma ação inédita no Ceará, o prefeito Ivo Gomes inaugurou, no bairro Sumaré, a Praça do Empreendedor Manoel Ribeiro Parente (Manilin), um centro comercial que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo social no bairro.
No local, várias lojas de diferentes segmentos compõem o espaço. São empreendedores individuais, firmas individuais (empresários) e microempresários, que foram selecionados mediante edital de ocupação e receberão capacitação na gestão dos seus negócios.
A expectativa é que os negócios prosperem e os comerciantes possam ocupar outros prédios e então, liberar os espaços da Praça para que novos negócios sejam montados e acompanhados. Segundo o edital, os permissionários podem ocupar as lojas por um ano, com prazo prorrogável por igual período.
A iniciativa de construção da praça partiu do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Inácio Ribeiro. “Esse é um equipamento que difere das praças tradicionais. Além de ser um espaço de convivência, é um centro comercial. E no Brasil, apenas uma outra cidade possui um equipamento dessa natureza, que é a cidade de São José dos Campos [São Paulo]. Lá existem três Praças do Empreendedor e hoje está sendo inaugurada a quarta no Brasil aqui no município de Sobral”, disse o secretário.
A Praça do Empreendedor é uma alternativa ao enfrentamento da crise econômica vivenciada pelo país. “Fico me perguntando o que é que a Prefeitura pode fazer pra ajudar na área da economia. Aí o Inácio me trouxe uma ideia: ‘lá no São José dos Campos fizeram um lugar para incubação de pequenas empresas, que está repercutindo e parece que está dando certo’. Eu disse: ‘bom, então vamos arriscar’, não para oferecer, diretamente, a renda, mas oferecer ao menos as condições para ver nascer empresas”, pontuou o prefeito Ivo Gomes.