Últimas Notícias
Prefeitura de Russas realiza II Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Home Últimas Notícias Prefeitura de Russas realiza II Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã de hoje (18), no auditório da UNECIM, o II Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento teve como objetivo destacar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, comemorado a cada 18 de maio, e principalmente mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, visando a garantia do seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

O Seminário contou com a participação de profissionais das secretarias da Assistência Social, da Saúde, da Educação, conselheiros tutelares e representantes da Promotoria, da Polícia Civil, da Comissão da Mulher Advogada (Subseção Vale do Jaguaribe), além do público alvo que diariamente trabalha na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Foi um momento muito importante, de relevantes discussões, com o objetivo de ampliar a rede de garantia de direitos e consequentemente fazer com que crianças e adolescentes tenham seus direitos protegidos.

Outras ações

O Município desenvolve por todo o mês a “Campanha Maio Laranja” que busca conscientizar à população sobre a importância da prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foram realizadas capacitações com os profissionais da educação, rodas de conversa nas escolas da zona rural do Município e nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e reuniões em conjunto com o Sistema de Garantia de Diretos (Ministério Público, delegacia de Polícia Civil, secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar).

18 de Maio

O Brasil celebra em 2023 o 23º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi constituída pela Lei Federal 9.970/00, tornando-se uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 50 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Compartilhe:
Veja Mais