Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza lança Mês da Juventude, com anúncio de selecionados para o Bolsa Jovem
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza lança Mês da Juventude, com anúncio de selecionados para o Bolsa Jovem

 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, lançou o Mês da Juventude na última quinta-feira (01/06), com o anúncio oficial dos selecionados para a 2ª edição do Programa Bolsa Jovem. Ao todo, 3 mil jovens, com idade entre 15 e 29 anos, serão beneficiados com incentivo financeiro para desenvolverem habilidades em diferentes áreas de interesse. O anúncio ocorreu durante transmissão ao vivo direto do Cuca José Walter pelas redes sociais da Prefeitura e do prefeito. O evento também abriu programação especial para o mês de julho, dedicada à juventude.

O resultado do edital foi divulgado nesta quarta-feira (30/06) no Portal do Bolsa Jovem. A iniciativa promove formação e concede bolsa por um ano e visa à redução das desigualdades e à promoção da inclusão juvenil.

“Este é um programa que certamente vai impactar muitas vidas. Hoje, temos uma Rede Cuca e um sistema de políticas públicas de juventude, e eu tenho certeza de que o Bolsa Jovem vai garimpar e incentivar talentos naturais. Para além de tudo, a bolsa também serve para a proteção econômica desses jovens. Essa é uma política vitoriosa e prioritária em Fortaleza”, disse o prefeito.

Neste edital, com os 3 mil jovens selecionados, a Coordenadoria de Juventude oferta mil vagas a mais que na edição passada do programa, um aumento de 50%, cerca de R$ 1 milhão a mais em investimentos mensais do município durante o período de um ano. Além disso, a bolsa passou de três eixos para nove: Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem-Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo.

“Quando a gente ampliou para 3 mil jovens, foi nesse intuito de atingir mais pessoas, aqueles jovens que mais precisam, ainda mais nesse período de pandemia, que eles estão sem oportunidades para desenvolver suas atividades. Para isso, percebemos o que mais a juventude queria para a cidade e tinham áreas que durante a primeira edição não tinham sido ainda contempladas. Através de conversas com grupos focais e participantes da primeira edição, vimos o que poderíamos evoluir e chegamos a esse consenso das nove áreas”, explicou o coordenador de juventude, Davi Gomes.

A partir de agora, os contemplados devem acessar o portal do Bolsa Jovem, entre os dias 01 e 08 de julho, para criar a senha de acesso ao sistema de acompanhamento do programa, assinar o termo de compromisso e atualizar os seus principais dados cadastrais, dentre eles o endereço para recebimento do cartão do bolsista. Ressaltamos que o jovem aprovado só será validado como bolsista depois que confirmar o aceite no sistema do programa.

Bolsistas

A diversidade é uma marca entre os contemplados com a Bolsa Jovem. Dos 3 mil jovens, há 37 homens e mulheres trans; 230 com gênero não definido ou não informado; e 110 pessoas com deficiência. Esses jovens atendidos estão espalhados pelas 12 regionais de Fortaleza e possuem entre 15 e 29 anos.

A estudante universitária Sabrina Cabral, de 22 anos, relatou que é uma sensação maravilhosa poder participar e conversar com outros jovens sobre a oportunidade de realizar diferentes projetos dentro do Cuca, local que frequenta desde 2017, com início em aulas de dança e participação no projeto Peace Leaders.

Além disso, é a segunda vez que participa do programa e migrou da categoria de Protagonismo Juvenil para Meio Ambiente e Sustentabilidade, afunilando e o caminho a ser percorrido e até mesmo trazendo experiências do curso de engenharia civil. “É um complemento para o curso, que busquei para aprender sobre comunidades sustentáveis, relacionadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

 

Essa trajetória vem sendo essencial para a minha construção como profissional e vou continuar seguindo nesse caminho. Estar no Bolsa Jovem me deixa feliz e com mais esperança, pois temos muito a percorrer com a juventude para um mundo melhor”, declarou.

A bolsista Diana Barreto, de 23 anos, também conseguiu renovar sua participação. De Protagonismo Juvenil, segue agora para a área de Arte e Cultura. “Esta é uma chance de estar desenvolvendo experiências e encontrar novos horizontes. Estar em contato com outros jovens nos aproxima muito por conta do trabalho que é executado. Aqui, quero realizar projetos de audiovisual, escrever roteiro e colocá-los, finalmente, em prática”, contou.

Programação do Mês da Juventude

O anúncio do resultado final do Programa Bolsa Jovem marcou a abertura de programação especial para o mês de julho, que contará com série de ações da Prefeitura de Fortaleza destinadas aos jovens da Capital, nas áreas de capacitação, educação, esporte, lazer, cultura, entre outras. As atividades serão realizadas ao longo deste mês e início do próximo, culminando no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.

Sobre o Bolsa Jovem

Criado em maio de 2019, o Bolsa Jovem tem o objetivo de garantir aos jovens de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade, condições para o pleno desenvolvimento das suas habilidades individuais por meio da concessão de benefício financeiro, visando à redução das desigualdades e promovendo a inclusão juvenil.

O programa é realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza e conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Confira os selecionados para o Programa Bolsa Jovem
Dúvidas e informações
Instagram: @juventudefortaleza
WhatsApp: (85) 9 8539-8965

Veja Mais