Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza lança 1ª edição do programa Cria Juventude
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza lança 1ª edição do programa Cria Juventude

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, lançou, nesta quarta-feira (15/09), o programa Cria Juventude, edital de seleção para projetos criativos e inovadores. A iniciativa, apresentada pelo prefeito José Sarto durante live nas redes sociais, irá selecionar 25 propostas que receberão um apoio financeiro no valor de R$ 7.300. As inscrições estão abertas de 16 de setembro a 01 de outubro.

“Essa é uma área econômica fortíssima. Vamos capacitar jovens que tenham ideias inovadoras e sejam capazes de transformar realidades por meio das diversas áreas da economia criativa. Essa é, também, uma política transversal que engloba juventude, planejamento e empreendedorismo. Fortaleza é vanguardista nessa área”, enfatizou o prefeito.

Podem participar jovens residentes em Fortaleza, com idade entre 18 e 29 anos, de forma individual ou coletiva; e organizações de juventude comprovadamente residentes e atuantes na capital. Além disso, conforme o coordenador de juventude, Davi Gomes, o edital é simples e contempla perguntas sobre o projeto para conhecer a ideia que o jovem deseja desenvolver. Depois, haverá um processo de seleção e, após o resultado, mentorias.

As propostas deverão abranger, no mínimo, uma das seguintes áreas de atuação: acessibilidade, mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, ocupação, atividades de formação, mobiliário urbano, intervenções urbanas, ciência, tecnologia, esportes, infância, alimentação, saúde, inclusão social, arte, cultura, patrimônio cultural material e imaterial, dentre outras, desde que sempre em diálogo com as áreas da economia criativa.

“As áreas contemplam muitas possibilidades e o jovem poderá desenvolver ideias que se conectam umas com as outras. A prefeitura vai auxiliar a maturar a ideia, com incentivo e qualificações para essas ações deslancharem e serem aplicadas na cidade toda”, ressaltou Davi.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no portal de Seleções da Juventude https://selecaojuventude.fortaleza.ce.gov.br/, no período de 16 de setembro a 01 de outubro.

Capacitações

As capacitações ficarão a cargo da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece). A Fejece já trabalha em parceria com a Rede Cuca e oferece mentorias a empresas formadas por estudantes universitários.

“A Coordenadoria de Juventude trouxe a Fejece para possibilitar ainda mais o protagonismo juvenil, de forma que possamos devolver para a sociedade todo o conhecimento adquirido durante o processo acadêmico” explicou.

O programa também será fortalecido com o Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da UNESCO, cuja chancela é coordenada pelo vice-prefeito Élcio Batista.

“É muito importante a gente fomentar a linguagem do design, bastante presente na economia criativa de Fortaleza. O edital Cria Juventude é uma das ações do caderno de compromissos da Prefeitura com a UNESCO , que devem ser implantadas até 2024”.

Sobre o Cria Juventude

O programa Cria Juventude visa estimular o desenvolvimento criativo e a autonomia dos jovens através da cultura, das tecnologias, da inovação e da experimentação de novas possibilidades e novos olhares sobre sua vida e sobre a cidade, partindo da premissa de que o jovem é um agente ativo na transformação da dinâmica cultural, econômica e social dos territórios.

Além de incentivar ações de cunho cultural e social, pretende-se também com este projeto formar novas lideranças capazes de fortalecer os seus territórios, incorporando o conceito de empreendedorismo social e economia criativa.

O Projeto acredita no “jovem como criador de ideias que transformam a vida e o território”. Este jovem deve sentir-se público, agente ativo e partícipe da criação de uma nova cultura cidadã.

Veja Mais