
O médico Jose Erialdo da Silva Junior será o gestor do hospital durante as atividades
A Prefeitura de Fortaleza deu início, na última quarta-feira (16/7), às ações para reabrir a Santa Casa de Misericórdia. Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Santa Casa se reuniram hoje para iniciar o cronograma de ações visando, até o final do ano, reabrir 274 leitos do hospital. Consultores do Ministério da Saúde (MS) também estão em Fortaleza acompanhando o início das atividades. A equipe federal atua junto à SMS na auditoria e no planejamento da retomada dos serviços da Santa Casa, com foco na média e alta complexidade, oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nesta terça-feira (15/7), a Prefeitura de Fortaleza publicou, no Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº 16.335, que dispõe sobre as ações municipais para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. O documento também nomeia temporariamente o médico José Erialdo da Silva Junior como gestor administrativo, financeiro, patrimonial e operacional do hospital.
De acordo com o decreto, a SMS assume, de forma temporária, a gestão da instituição por um período de 180 dias, podendo haver encerramento antecipado ou prorrogação, conforme as necessidades assistenciais dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O financiamento será com recursos federais, estaduais e municipais.
“Por meio de uma ação conjunta entre os poderes municipal, estadual e federal, contando com todo apoio do provedor Vladimir Spinelli, vamos retomar os serviços da Santa Casa de Misericórdia. Essa instituição centenária passa por dificuldades financeiras e diante do risco iminente de colapso, assumimos a gestão temporária do hospital para garantir a prestação adequada dos serviços públicos de saúde à população da capital. Nomeamos o médico José Erivaldo como gestor temporário para que, com sua ampla experiência, possa atuar de forma direta e rápida na reabertura dos leitos”, afirmou Riane Azevedo, titular da secretaria da Saúde de Fortaleza.
“A Santa Casa tem 164 anos salvando vidas. E ela quer continuar e sempre quis continuar. Os esforços que fizemos durante todo esse tempo foi para retomarmos as nossas atividades plenamente. Mas temos o problema do subfinanciamento. Agora, com essa participação da Prefeitura diretamente na administração do Hospital da Santa Casa, nós voltaremos, com certeza, em breve, a oferecer para os nossos pacientes o atendimento humanizado que a Santa Casa sempre ofereceu”, celebra Vladimir Spinelli.
Cronograma de reabertura
A atuação da SMS se dará em sete frentes principais: diagnóstico institucional integrado; reestruturação financeira e contábil; reestruturação da gestão institucional; recuperação e qualificação dos serviços assistenciais; reorganização do quadro de pessoal; comunicação, transparência e controle social e plano de sustentabilidade e saída da intervenção. O intuito da prefeitura é reabrir 100 leitos nos próximos dois meses e outros 174 até dezembro, totalizando 274 leitos.
Por meio do programa Agora Tem Especialistas, a Santa Casa passará a realizar mais de mil cirurgias por mês, com a reativação de cinco salas cirúrgicas. Também será reaberto a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviços de quimioterapia e cirurgia oncológica, além da implantação de um novo acelerador linear para tratamento com radioterapia.“O objetivo dessa cooperação é cuidar de pessoas, retomar serviços, ampliar atendimentos e cuidar do bem maior, que é o cidadão”, enfatiza Jose.