Coberturas
Prefeitura de Fortaleza e Caixa realizam sorteio de 984 moradias do Residencial Alto da Paz
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza e Caixa realizam sorteio de 984 moradias do Residencial Alto da Paz

Imagem Destacada

 

Na manhã desta segunda-feira (01/06), o Prefeito Roberto Cláudio participou, junto com representante da Caixa Econômica Federal, do sorteio de 984 unidades habitacionais do Residencial Alto da Paz, no Bairro Vicente Pinzón. Para manter o cumprimento à determinação de isolamento social nesse período da pandemia, mas garantindo a total transparência do sorteio, a ação ocorreu de forma virtual e foi transmitida ao vivo  pela TV Terra do Sol (canal 42.1), emissora pública da Prefeitura de Fortaleza.

“Hoje demos um passo muito importante, um dos últimos para que a entrega da chave da casa aconteça muito em breve. São apartamentos bem acabados, com dois e três quartos, bem estruturados e que vão dá o direito à moradia digna a essas famílias”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

O Prefeito também lembrou que a ação faz parte de uma política habitacional ampla para beneficiar famílias sem moradias em Fortaleza. “Vamos conseguir chegar ao final desses oito anos com aproximadamente 30 mil unidades habitacionais entregues”, celebrou.

O sorteio do loteamento é a etapa na qual os beneficiários conhecem seus endereços. Nesse primeiro momento, foram sorteadas 984 das 1.111 unidades do empreendimento. As 127 famílias restantes estão com contrato em análise pela Caixa Econômica Federal por terem ainda alguma pendência.

Os beneficiados sorteados hoje receberão apartamentos construídos em área adensada, no coração do Vicente Pizón, cercado de atividades consolidadas há muitas décadas. Os apartamentos contam com sala, cozinha, banheiro, dois ou três quartos, em unidades habitacionais de 48 e 58m² e material de portas e janelas todo em alumínio, respeitando as condições do clima da região.

Pensando na acessibilidade, o residencial conta com 56 unidades habitacionais adaptadas para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O Residencial Alto da Paz terá ainda uma linha de ônibus que passará dentro do empreendimento, além de toda a infraestrutura básica de drenagem, saneamento, água e luz.

Carla Santana, representante da Caixa Econômica Federal, lembrou que o sorteio buscou ser o mais justo possível, levando em consideração diversos critérios. “Fizemos critérios desde o primeiro sorteio, entre eles buscamos manter pessoas que migram de áreas específicas juntas no mesmo empreendimento, além de outras divisões que beneficiam pessoas com deficiência, famílias numerosas, entre outros”, disse.

Os sorteados são oriundos de regiões de intervenção de obras do PAC ou de diversas áreas de risco de Fortaleza, a exemplo de moradores beneficiados com a urbanização do Serviluz e de outras áreas de riscos do entorno, como os das intervenções urbanísticas nas lagoas do Papicu e Gengibre.

Para a secretária do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Marques, é bom lembrar que as próximas etapas para o recebimento físico do empreendimento ocorrem, de forma a respeitar o isolamento social e com intervenções específicas. ‘Vamos fazer uma estratégia com famílias e movimentos comunitários para fazer visitas às moradias. Lembrando que não será feito visita agora, vamos fazer toda uma estratégia com a Caixa Econômica para fazer a vistoria guiada e assinatura de contrato, buscando manter a saúde e o bem-estar de todos”, observou.

O residencial Alto da Paz está com 100% da obra física concluída, inclusive com aprovações do Habite-se, com licença do Corpo de Bombeiros, das concessionárias da água e luz e, recentemente, teve as matrículas de cada apartamento liberadas pelo Cartório de Registro de Imóveis da 5ª Zona.

Veja Mais