Coberturas
Prefeitura de Fortaleza conclui reforma e ampliação do Posto de Saúde Guiomar Arruda
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza conclui reforma e ampliação do Posto de Saúde Guiomar Arruda

fachada do posto de saúde guiomar arruda

 

A Prefeitura segue fortalecendo a Atenção Primária à Saúde em Fortaleza. Após reforma e ampliação, o Posto de Saúde Guiomar Arruda, instalado no bairro Pirambu, foi entregue à população da Regional I. Realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a obra contemplou, além de melhorias, a implantação de novas estruturas.

As intervenções, orçadas em R$ 1,1 milhão, incluíram a instalação de novas salas e consultórios, além da climatização de espaços, acessibilidade, serviços de pintura, alvenaria e reparos hidráulicos e elétricos.

Para assegurar a assistência adequada, a unidade básica passa a disponibilizar cinco equipes da Estratégia Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde (ACS).

Além disso, a informatização de prontuários e o horário de funcionamento da unidade, de 7h às 19h, compõem o conjunto de ações para otimizar o atendimento médico à demanda espontânea e programada.

As estruturas do Posto de Saúde incluem, ainda, farmácia, auditório, almoxarifado, depósito para material de limpeza, sala de agentes de saúde e copa, totalizando uma área de 611 m².

Conforme o gerente da Célula da Atenção Primária de Fortaleza da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares, a nova ambiência estabelecida valoriza o profissional e fortalece o atendimento humanizado ao paciente. “Quando se qualifica o ambiente de trabalho, oferecendo novas estruturas, incluindo uma nova recepção, humaniza-se o cenário e garante-se maior dignidade às pessoas”, considerou.

A coordenadora da Unidade, Tissiany Melo, destacou os impactos estimados com a reforma e ampliação. “Este é um benefício que irá ampliar a qualidade de vida da comunidade. Durante todo o horário de funcionamento, haverá equipes profissionais prontas para atender a população. A iniciativa oferece, além de nova estrutura, recursos humanos adequados”, pontuou.

A Gestora anunciou, ainda, ações voltadas à situação epidemiológica dos territórios adjacentes ao Posto. “Por meio da sala de situação, será possível acompanhar o levantamento epidemiológico de pacientes e acompanhar casos de diversas doenças, como arboviroses, tuberculose, sífilis, dentre tantas outras”, ressaltou.

Veja Mais