Coberturas
Prefeitura de Fortaleza anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI no IJF2
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI no IJF2

fachada do IJF com placas com nome do hospital, marcas da prefeitura e do governo do estado e o texto Covid-19

 

Após reunião com a equipe de saúde do Município, o prefeito Roberto Cláudio fez, na noite desta quinta-feira (28/05), em transmissão pelas redes sociais, um balanço das ações de combate à Covid-19, da ocupação e criação de novos leitos na Capital.

O Gestor começou destacando o número de atendimentos do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas. “No hospital do PV nós já temos 924 admissões e tem mais 20 a caminho. Então chegaremos, nos próximos dias, à marca de 1000 pacientes atendidos e acolhidos na unidade, que tem trabalhado com a taxa de ocupação sempre acima de 80%. O fluxo de processos, o acesso a insumos e a equipamentos e a própria qualidade no manejo de pacientes está sendo aprimorada. Temos hoje 32 pacientes em máscaras com reservatório e 7 entubados numa área de pacientes com mais alto risco”, disse.

Nesta sexta-feira (29/05), o Instituto Doutor José Frota 2 (IJF2) recebe mais 10 leitos de UTI, completando um total de 90, todos exclusivamente voltados a casos graves de Covid-19. “São leitos de alta complexidade para pacientes que demandam acesso central, hemodiálise. São pacientes que acabam agravando mais e precisam do suporte de equipes multiprofissionais, equipamentos modernos e remédios de ponta”, informou o Prefeito.

Roberto Cláudio anunciou, ainda, que a Prefeitura de Fortaleza, junto com a equipe de saúde do Governo do Estado e o Iprede visitaram, nesta quinta-feira (28/05), a estrutura do Centro de Formação Olímpica (CFO), que sediará uma Unidade de Acolhimento para pacientes que testam positivo para Covid.

“Esta unidade acolherá pacientes de áreas mais vulneráveis que tenham indicação para cumprir a quarentena fora de casa para evitar a contaminação dos demais familiares. A gente espera, já no mês de junho, passar a acolher estes pacientes. Essa é uma parceria da Fundação Itaú, Iprede, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, e é a própria Atenção Primária do Programa Saúde da Família quem irá atender esses pacientes e irá recomendar a sua internação”, explicou.

Roberto Cláudio finalizou sua fala destacando a atuação de duas unidades complementares no enfrentamento ao novo coronavírus: o Frotinha do Antônio Bezerra e o Hospital da Mulher.

“Os dois hospitais operam hoje com suas UTIs na lotação máxima. A gente tem esses dois hospitais já com 100% de sua ocupação dos leitos de UTI e temos as suas enfermarias entre 80 e 90% ocupadas. Ambos estão cumprindo um papel complementar muito importante, principalmente o Frotinha do Antônio Bezerra porque está numa área que não tem hospitais de porta aberta para casos de Covid-19 nem UPAs, pois é mais distante, fazendo fronteira com Caucaia. Então, ele tem um papel importante porque possui emergência, leitos de UTI, leitos de UTU, que é uma semi-intensiva, mas com ventilação mecânica, e também enfermarias. É o pacote completo”, concluiu.

Veja Mais