Coberturas
Prefeitura de Fortaleza antecipa pagamento do aluguel social para quase mil famílias
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza antecipa pagamento do aluguel social para quase mil famílias

 

cidade

As quase mil famílias incluídas no Programa de Locação Social da Prefeitura de Fortaleza receberam, nesta terça-feira (5), o pagamento do benefício de forma antecipada. A medida, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), visa minimizar as dificuldades enfrentadas pelas famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria está trabalhando home office para manter as políticas emergenciais, como é o caso da locação social, segundo a secretária Olinda Marques. Ela observa que essa medida faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura para o enfretamento da Covid-19 no Município. Os beneficiados poderão apresentar os comprovantes de pagamento do aluguel, assim que o decreto de isolamento social permitir e ocorrer o retorno do atendimento presencial da secretaria.

Por isso é importante que os beneficiários guardem os comprovantes. A exceção são os assistidos pelo Centro Pop. Estes deverão apresentar os comprovantes no próprio equipamento. O Programa de Locação Social consiste em garantir um auxílio financeiro mensal temporário, de R$ 420,00, às famílias que se enquadrem em situações previstas pela Lei 10.328/15. O tempo de permanência no Programa é de até dois anos, mediante reavaliação semestral que constate a continuidade da condição que justificou o ingresso do beneficiário.

Requisitos

Para ter acesso ao programa o usuário deve residir no município há pelo menos 1 (um) ano ou, excepcionalmente, estar em alojamento/abrigo provisório por interferência de programas/projetos públicos; Morar em áreas de interesse social delimitadas pelo órgão competente; Ter renda per capita conforme descrita no art. 5º; (todo o rendimento familiar é inferior a 3 (três) salários mínimos); não possuir outro imóvel. Conforme a Lei Nacional de Habitação de Interesse Social, a titularidade para o pagamento dos benefícios será preferencialmente concedida à mulher responsável pela família.

O ingresso no Programa Locação Social ocorre por meio de cadastro próprio na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR) ou na Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (SESEC), conforme o caso, mediante a comprovação da condição de baixa renda, RG, CPF, NIS e Termo de Adesão ao Programa. O credenciamento é feito anualmente

Abaixo os contatos para possíveis dúvidas sobre o programa:

  • ouvidoria@habitafor.fortaleza.ce.gov.br
  • ouvidoriahabitaforpmf@gmail.com
  • Ouvidoria – 99908-1439
  • Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – 156
  • Defesa Civil – 190
Veja Mais