Coberturas
Prefeitura de Eusébio mantém o combate as arboviroses
Home Últimas Notícias Prefeitura de Eusébio mantém o combate as arboviroses

 

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no dia 14 de abril passado o 3º Levantamento de Índice Amostral (LIA) que é a técnica de levantamento de índices para o controle do vetor Aedes aegypti. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, essas informações levantadas são essenciais para que sejam direcionadas as ações de controle de maneira que os recursos disponíveis sejam bem aproveitados, atuando de forma rápida e eficiente no enfrentamento das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya)

No segundo LIA, concluído no dia 13 de março, foram trabalhados 6.454 imóveis e deste total foram encontrados focos em 23 imóveis, sendo que 12 estavam positivos para Aedes Aegypti. As equipes de agentes de combate as endemias estão ainda encontrado dificuldades na vistoria dos imóveis devido a não presença dos moradores, 55 imóveis foram encontrados fechados e outros 109, que no levantamento anterior também não tinham sido vistoriados, foram trabalhados desta vez. O índice de infestação predial atingiu 0,18%, que é considerado baixo.

Segundo Iones Ferreira, do Departamento de Endemias, o município de Eusébio tem 45 áreas de trabalho divididas para 50 agentes de combate as endemias. “Mesmo com todas as atenções voltadas para o enfrentamento do novo coronavírus, os agentes continuam realizando o trabalho casa a casa, com inspeção externa dos imóveis e educação em saúde em relação as Arboviroses e seguindo todas as recomendações de combate ao COVID-19, pois as arboviroses representam também uma grave ameaça a saúde da população”, afirma

Além desse trabalho de visitas, o setor também está à frente das ações de desinfecção em prédios públicos e locais de grande aglomeração. “Estamos também com uma equipe de agentes realizando desinfecção em locais com grande aglomeração de pessoas como as unidades básicas de saúde, Hospital Amadeu Sá, CEO, SAMU, UPA, secretarias municipais, dentre outros espaços. Esse serviço é realizado de acordo com a programação enviada pela Secretaria de Saúde”, observa.

Veja Mais