Coberturas
Prefeitura de Eusébio cria o Plantão de Acolhimento Remoto para alunos da rede municipal
Home Últimas Notícias Prefeitura de Eusébio cria o Plantão de Acolhimento Remoto para alunos da rede municipal

 

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, criou por intermédio do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE) o Plantão de Acolhimento remoto dos alunos. O objetivo do serviço é que os alunos da rede municipal de ensino possam ser atendidos por um profissional em casos de necessidade em situações como: tomadas de decisão, luto, ou qualquer outra situação que prejudique o equilíbrio momentâneo. A estratégia conta com total apoio do secretário de Educação de Eusébio, Júlio César Costa, por ser um ponto de apoio para estudantes que passam por situações difíceis e até mesmo de enlutamento no momento atual.

Segundo a coordenadora do DAE, professora Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), a ideia central desta modalidade de atendimento é oferecer a quem procura a possibilidade de acolhimento e de ser ouvida. “A partir desta escuta, questões emergentes poderão ser trabalhadas. É importante ressaltar que o Departamento de Apoio ao Estudante continua fazendo os acompanhamentos remotos com os alunos que são encaminhados pela Escola. O plantão surge como mais uma ferramenta estratégica para que aqueles alunos que precisem de um atendimento emergencial sejam recebidos”, destaca.

Aconselhamento

Diferente dos acompanhamentos já realizados normalmente pelo Departamento de Apoio ao Estudante, o Plantão Psicológico tem por objetivo ser um atendimento breve, que atenda a pessoa no momento em que está necessitando. “O atendimento no Plantão é baseado no aconselhamento e acolhimento centrado na pessoa. O desafio do plantonista é o de ouvir, acolher, e caso seja necessário, posteriormente, manter o acompanhamento”, afirma Carmosa.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca ser de grande importância esse atendimento direcionado para os alunos, principalmente nesse momento de pandemia que pode acarretar grande desconforto emocional. “O serviço com certeza trará diversas estratégias para contribuir com o equilíbrio emocional do aluno, que não tem o apoio presencial dos professores e profissionais de educação e nem a companhia dos colegas da escola”, observa.

O plantão do DAE acontece semanalmente, de segunda a sexta, das 7:30h às 17h e o link de acesso se encontra no instagram @daeamor_, ou diretamente através do link clicando aqui

Veja Mais