Últimas Notícias
Prefeitura de Eusébio assina termo de adesão ao Selo Unicef 2021-2024
Home Últimas Notícias Prefeitura de Eusébio assina termo de adesão ao Selo Unicef 2021-2024

 

A Prefeitura de Eusébio já deu início as ações buscando conquistar pela sétima vez o reconhecimento de Município Amigo da Criança. Na última sexta-feira (25), o prefeito Acilon Gonçalves e a presidente do Conselho Municipal de Defesa das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Rosa Mesquita Leite assinaram o Termo de Adesão ao Selo Unicef 2021 – 2024. No mesmo encontro houve a definição da Nova Sala de Articulação para o Selo, que contará com espaço reservado, estrutura e pessoal para atender todas as demandas, respondendo à população sempre em tempo hábil.

Já com o objetivo de atender às vítimas de violência, o prefeito determinou a criação de uma estrutura específica de atendimento e oitiva sigilosa das vítimas de violência de todas as idades, especialmente crianças, adolescentes e mulheres. O novo local será preparado e entregue à Coordenação Municipal de Valorização e Promoção à Vida (CMVPV), que atualmente é coordenada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosa Leite. O Conselho, por sua vez, é peça fundamental para o desenvolvimento de todas as atividades.

Outra definição é que o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que tem ação descentralizada e intersetorial, passa a compor Gabinete do Prefeito, que agora acompanhará de perto cada atividade realizada pelos adolescentes. Nesse mesmo segmento, o Conselho Tutelar foi totalmente estruturado e treinado para o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência via Sistema de Informação para Infância e Adolescência- (SIPIA). Assim, ficaram mais claras as respostas que o Conselho Tutelar pode dar à sociedade eusebiense.

Segundo a articuladora do Selo Unicef no Eusébio, Marta Mendes, todos os secretários tomarão conhecimento das ações do Selo Unicef 2021-2024, tendo assim o compromisso de fazer acontecer todas as políticas públicas municipais de promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente em Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o município tem um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. “É no município que as crianças nascem, crescem e se desenvolvem e temos a missão de planejar e executar políticas públicas que tragam mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. Por isso, trabalhamos com a intersetorialidade para que todos tenham acesso a uma melhor qualidade de vida”, pontuou.

Veja Mais