Últimas Notícias
Prefeito Roberto Cláudio entrega Medalha Iracema 2020
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio entrega Medalha Iracema 2020

O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta terça-feira (22/12), a edição 2020 da Medalha Iracema, a maior comenda do Poder Executivo Municipal. A solenidade, realizada no Paço Municipal e transmitida ao vivo pelas redes sociais, teve como homenageados o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira.

Este é o terceiro ano em que a Prefeitura concede a outorga, que homenageia personalidades que em sua área de atuação profissional contribuem para o desenvolvimento de Fortaleza. A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário da Capital, que completou 294 anos em 2020.

Para Roberto Cláudio, as cidades que tiveram experiências de sucesso estiveram acima dos personalismos e diferenças, valorizaram suas histórias, celebraram o presente e construíram um futuro de mais prosperidade. “A medalha sintetiza isso: a contribuição histórica e presente de pessoas que possam servir de inspiração, de forma que muitos outros enxerguem nessas trajetórias exemplos a serem seguidos pelo fortalezenses”, discursou.

O primeiro a receber a comenda foi o humorista Tom Cavalcante. O Prefeito comentou a forma como o artista levou a marca cearense para todo o Brasil, sem perder as raízes, e construiu uma carreira de destaque.

Tom Cavalcante, na ocasião, por meio de videoconferência, comentou: “É com sentimento de carinho que recebo esta comenda, que, para mim, significa amar a terra e ainda possui uma representatividade simbólica e heroica de Iracema. E assim eu tenho feito, comungando dessa história com a minha terra”, comentou.

Em seguida, recebeu a medalha o segundo suplente no cargo de Senador pelo Estado do Ceará, Júlio Ventura Neto. Conforme apresentado pelo Prefeito, Ventura lidera um conglomerado empresarial e possui 40 concessionárias e 9 marcas automobilísticas nacionais e internacionais, gerando mais de 1.400 empregos diretos na Capital.

Ao receber a homenagem, Ventura respondeu aos elogios do Gestor. “Sou admirador do trabalho do Roberto Cláudio e agradeço à Prefeitura. Em nome da minha família, agradeço por tudo o que fez por nossa cidade”, disse.

Roberto Cláudio destacou a contribuição do cineasta Wolney Mattos Oliveira a Fortaleza, principalmente, por sua relevância local em defesa de investimentos em cultura e pelo sucesso do Cine Ceará, que cria pontes de gerações da indústria audiovisual cearense com o Brasil e o mundo há 30 anos.

“Muita gente que tem destaque começou lá atrás no Cine Ceará. Continuamos nessa batalha. Parabéns pelos 8 anos seguidos e siga brilhando na carreira”, declarou Wolney Oliveira em cumprimento ao Prefeito.

Por último, o engenheiro e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Walter de Santana, foi citado por Roberto Cláudio como uma referência para outros agentes da vida pública ou de função administrativa, além de um exemplo de ativismo democrático em defesa da justiça e da igualdade.

“Estou honrado em receber esta medalha. Foi uma alegria a possibilidade de ter convivido nesses últimos anos ao lado de Roberto Cláudio, uma pessoa que tem esse simbolismo de luta. Aprendi muito com a sua forma de trabalhar, de harmonizar uma equipe heterogênea, que resultou em uma grande transformação na cidade de Fortaleza”, destacou Eudoro.

Resultados

O prefeito Roberto Cláudio comentou dois resultados recentes que Fortaleza alcançou: o de maior Produto Interno Bruto da região Nordeste, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicando maior relevância no cenário econômico nacional, fruto de políticas públicas relevantes. O outro sucesso foi a redução da desigualdade social apontado pelo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que coloca a Capital como a primeira colocada entre 10 grandes cidades brasileiras neste ranking.

“O sonho é este: ganhar relevância econômica e reduzir as desigualdades que maltratam nosso povo. Somos hoje uma das maiores cidades da América do Sul e do Brasil, com um histórico de legados que precisam ser celebrados. Isso não teria sido possível sem o talento, o trabalho e a criatividade dos cearenses adotados pela nossa cidade e que aqui produziram e nos enchem de orgulho”, ressaltou o Gestor.

Veja Mais