Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio entrega Centro de Parto Normal do Gonzaguinha de Messejana
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio entrega Centro de Parto Normal do Gonzaguinha de Messejana

O prefeito Roberto Cláudio entregou no último sábado (19/12), o Centro de Parto Normal do Hospital Distrital Gonzaga Mota, no bairro Messejana (Gonzaguinha de Messejana). A nova unidade do complexo hospitalar recebeu o nome do Dr. José Gerardo Ponte, em homenagem ao médico cearense referência em ginecologia e obstetrícia.

“Eu e dois dos meus três irmãos nascemos pelas mãos do Dr. José Gerardo Ponte. Ele teve um papel fundamental, central, para a medicina e, especificamente, para a ginecologia e a obstetrícia”, comentou o Prefeito.

O novo Centro de Parto Normal (CPN) é um ambiente de obstetrícia direcionado ao parto humanizado. O espaço ocupa uma área de 280m² e conta com cinco salas de PPP (pré-parto, parto e puerpério), destinado à gestante e seu acompanhante, onde a atenção aos primeiros cuidados clínicos do parto e do nascimento ocorrem no mesmo ambiente, da internação à alta.

“É um conceito novo, de humanização, de alívio da dor, de mais tranquilidade e conforto nesse momento importante da vida da mulher e da criança que nasce”, frisou Roberto Cláudio.

As novas salas, somadas às nove já existentes no Gonzaguinha de Messejana, totalizam 14 espaços para parto na unidade de saúde. Atualmente, o Hospital faz cerca de 350 partos por mês. E com a entrega do novo CPN, a capacidade será ampliada em 50%.

O parto normal traz uma série de benefícios, que vão desde a respiração ao sistema imunológico do bebê, ampliando as chances de um início de vida mais saudável.

De acordo com a secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Dra. Ana Estela Fernandes, essa estrutura vai dar apoio à mulher que quer ter um parto normal. “O CPN tem o objetivo de acolher essas mulheres e dar boas condições para elas terem um parto humanizado como sempre quiseram”, destacou.

Gonzaguinha de Messejana

O Gonzaguinha da Messejana realiza, mensalmente, cerca de 1.200 atendimentos nas áreas ginecologia e obstetrícia. Visando atender com mais conforto e segurança a população, a unidade também foi contemplada com a reforma do centro cirúrgico e com a entrega de uma sala de preparo de medicação. Além disso, a Prefeitura entregou um novo ambiente de repouso para os profissionais da saúde, proporcionando mais bem-estar aos servidores durante o horário de expediente.

Veja Mais