O prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quinta-feira (19/12), a nona Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada no Terminal do Antônio Bezerra. Até 2020, a meta é chegar a 15 bases distribuídas em locais públicos como os terminais de transporte e Cucas. O intuito é reduzir o tempo resposta de cada ocorrência, priorizando sempre os casos mais graves, como explicou Roberto Cláudio.
“É um conjunto de mudanças, como descentralização das bases, capacitação de profissionais e novas ambulâncias, o que diminuiu o nosso tempo de atendimento de 30 minutos para 13 minutos. Com a expansão do programa, ao longo do próximo ano, a tendência é que a gente reduza ainda mais e, quem sabe, chegue ao padrão da Organização Mundial da Saúde, que é de 10 minutos”, disse.
A base no Terminal do Antônio Bezerra conta com uma sala para repouso e permanência das equipes, compostas por 12 profissionais, a cada plantão de 24 horas. Duas ambulâncias e duas motolâncias ficam no local. São equipamentos novos e adequados para a assistência devida no atendimento móvel. De acordo com o gerente do Samu, Frederico Arnaud, a descentralização deixa a unidade mais proxima da área onde pode acontecer o incidente e isso diminui o tempo resposta e a mortalidade.
“O importante é que a cidade de Fortaleza esteja coberta. Estamos tentando fazer com que cada ambulância cubra um raio de 3 km. E já temos muitas respostas positivas. Houve uma baixa nas queixas e reclamações relativas ao SAMU. Hoje, nós temos 24 ambulâncias rodando. Nossa demanda é muito grande. Mas estamos sempre trabalhando para amenizar queixas e oferecer atendimento de qualidade.”, ressaltou Arnaud.
O bairro Antônio Bezerra representa hoje cerca de 14% de todas as ocorrências da Cidade, com 42.048 casos de janeiro a outubro de 2019. As principais demandas são: acidentes de trânsito, urgências cardiológicas, quedas, dispneia, violência interpessoal, entre outras emergências. De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Joana Maciel, é preciso que, além do investimento em material, haja também o investimento nos profissionais.
“Nossa frota é toda nova. Além dos 24 veículos que temos circulando na cidade, temos mais dez de reserva, para suprir em qualquer intercorrência. Mas além disso, nós investimos em educação permanente, nossa equipe é muito motivada e preparada para o atendimento. E o tempo é fundamental para o sucesso nesse atendimento”, afirmou.