Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana se reúnem com diretores da Caixa Econômica para debater financiamentos
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana se reúnem com diretores da Caixa Econômica para debater financiamentos

O prefeito Roberto Cláudio e o governador Camilo Santana se reuniram na última sexta-feira (28/06), no Palácio da Abolição, com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para debater novos projetos de financiamento em Fortaleza. O encontro faz parte da agenda Caixa Mais Brasil, que tem como objetivo aproximar o banco da população, gerando negócios e promovendo desenvolvimento para a região.

Os gestores apresentaram detalhes de propostas nas áreas de mobilidade, educação, infraestrutura e habitação. A Caixa Econômica Federal tem diversos financiamentos ativos com os governos Municipal e Estadual. A comitiva da instituição financeira irá passar três dias em Fortaleza, conhecendo os detalhes das obras em andamento para ampliar a parceria com o Município. Secretários municipais e estaduais também estiveram presentes.

“A Caixa tem todo o interesse nessa parceria para resolver problemas locais e fomentar a geração de empregos na região. Vamos pedir os projetos para fazer uma avaliação minuciosa. O projeto do microompreendedor está totalmente alinhado com as diretrizes da Caixa e o projeto de concessão dos terminais é tão bom que já pedi autorização do Prefeito para replicar em outras visitas”, enfatizou o vice-presidente de Gestão de Pessoas da CEF, Roney de Oliveira.

A Parceria Público-Privada dos terminais de ônibus foi um dos cinco projetos apresentados pela Prefeitura de Fortaleza durante a reunião. A ideia é que o consórcio se responsabilize por reformar e modernizar os terminais e, em alguns casos, ampliar equipamentos. Em contrapartida, a empresa selecionada vai poder construir prédios comerciais, ocupar áreas desocupadas dos terminais para fins privados e, consequentemente, gerar emprego e renda para moradores da região.

O poder público municipal ainda detalhou o programa piloto dos ônibus elétricos, o microcrédito para o Programa Meu Bairro Empreendedor, Galpão Criativo da Moda e o projeto de eficientização, gestão, operacionalização e manutenção energética para os prédios e equipamentos públicos do Município de Fortaleza. “Essa reunião é uma oportunidade de resolver entraves, agilizar processos e discutir novas parcerias com a Caixa Econômica Federal. Estou com ótimas expectativas e bastante otimista de que saia frutos produtivos desse encontro de hoje”, avaliou Roberto Cláudio.

O governador Camilo Santana apresentou os resultados fiscais e financeiros alcançados pelo Estado em 2018 que colocaram o Ceará como o maior investidor do País em termos referentes à Receita Corrente Líquida (RCL) e como o segundo em termos absolutos, perdendo apenas para São Paulo. Os números credenciam o Ceará para receber mais financiamentos.

“Prefeitura e Governo trabalham como parceiros, inlcusive por meio do projeto Juntos por Fortaleza, beneficiando os moradores do Estado e fortalecendo redes importantes para Fortaleza, especialmente na área do turismo, além das regiões menos favorecidas da cidade”, lembrou o Governador.

Veja Mais