Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio dá posse aos 30 membros escolhidos para o Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor Participativo
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio dá posse aos 30 membros escolhidos para o Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor Participativo

interior do auditório do paço municipal com várias pessoas sentadas em uma mesa de reunião

O prefeito Roberto Cláudio empossou, na manhã da última quarta-feira (13/11), os representantes da sociedade civil e do poder público que irão compor o Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor Participativo. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal. Na ocasião, também houve a votação para eleger o vice-presidente do conselho, que tem o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Pedro Rocha, na presidência. A partir de agora, o Núcleo seguirá um cronograma de reuniões e discussões em torno da revisão do Plano Diretor. “A gente tem um conselho paritário, metade dele com órgãos do poder público e metade com membros eleitos diretamente. A ideia é que esse coletivo, a partir de agora, possa controlar todo o processo, inclusive prazos, métodos, participação popular. Tudo vai ser definido, a partir de agora, pelo Conselho Gestor. A Prefeitura vai dar todo o apoio. Temos órgãos importantes para isso. Para fornecer ajuda, orientação, elaboração de estudos, apoio técnico, para que o melhor Plano Diretor possa surgir desse trabalho”, ressaltou o Prefeito.

Para Pedro Rocha, é preciso que seja mantido o tom democrático que se fez presente durante todo o processo. “Esta é uma orientação do prefeito Roberto Cláudio: que toda a discussão do Plano Diretor, tanto de órgãos do poder público quanto os da sociedade civil, seja equânime, que ninguém se sobreponha a ninguém. A discussão é ampla, plural e precisa ser norteada pela garantia de paridade entre poder público e sociedade civil”, disse.

Por meio de uma votação, também foi conhecido o vice-presidente do Núcleo. Por 9 votos a 6, venceu o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), André Montenegro, que disputou a vaga com a representante da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Lagamar, Adriana Gerônimo. Para ela, a expectativa é de que a representação popular possa ser ouvida, para que o Plano Diretor seja o mais participativo possível. “Esperamos que seja construída uma metodologia de participação que abranja a Cidade como um todo, mas colocando como sujeito dessa Cidade, os territórios de periferia, que são os que mais precisam”, considerou.

Veja Mais