Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio confirma redução de 80% no número de passageiros e veículos em Fortaleza
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio confirma redução de 80% no número de passageiros e veículos em Fortaleza

prefeito posando para a foto com tela grande exibindo gráficos ao fundo

 

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, na última  quarta-feira (13/05), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, dois gráficos referentes aos primeiros dias de isolamento social rígido em Fortaleza, estabelecido em decreto municipal no dia 08 de maio. O primeiro, um histograma, mostra a redução do número de usuários de transporte público na Capital, que atingiu 80%, a menor demanda no último fim de semana.

O segundo gráfico apresenta a redução do fluxo de veículos particulares em todas as áreas da Cidade, e bairros como Jóquei Clube e Salinas também chegaram a uma redução de 80% em relação aos dias anteriores ao isolamento social rígido.

Conforme o Prefeito, apesar de ter havido significativa redução em todas as regiões, os bairros Vila Pery, Bonsucesso, Bom Jardim, Mucuripe, Carlito Pamplona, Paupina, Padre Andrade, Canindezinho, Parangaba e Parque Dois Irmãos foram os 10 bairros com menor adesão e menor média de adesão, conforme o indicador do fluxo de veículos.

“É importante manter a mesma consciência e adesão ao isolamento até o dia 20, pelo menos, que é o fim do decreto. Em relação ao transporte e ao automóvel, a redução representará, ao longo das próximas semanas, um efeito positivo na redução da contaminação da Covid-19 e na diminuição de novas pessoas precisando de leitos de internação e de UTI”, enfatizou.

Expansão de leitos

Roberto Cláudio reforçou que está sendo construída, em Fortaleza, uma rede paralela de saúde para o atendimento de pacientes com coronavírus. Ele explicou que além dos espaços, a aquisição de macas e equipamentos especializados, como ventiladores e monitores, além de insumos como os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) são desafios que surgem conforme a demanda e o planejamento das expansões de leitos.

Nesse sentido, o Gestor afirmou que 315 novos monitores estarão disponíveis para os pacientes a partir da próxima segunda-feira (18/05) e serão distribuídos entre os leitos do hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas e do Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), principalmente.

O Prefeito ressaltou que o secretário de Governo, Samuel Dias, e a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, visitaram a estrutura do novo Hospital da Criança nesta quarta-feira e confirmaram que o local está apto a ser parcialmente aberto para receber os novos leitos para Covid-19.

O Hospital da Mulher, além dos 10 leitos de UTI e dos 16 de enfermaria já existentes, também terá uma ala com mais 54 leitos a partir da próxima segunda, especificamente para pacientes com coronavírus.

Por sua vez, o hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas, que já atinge ocupação de 93% de sua capacidade, terá o primeiro bloco de expansão entregue na próxima semana, com mais 56 leitos. A estrutura contará com ligação de oxigênio e nova área de repouso para os profissionais da saúde.

Veja Mais