Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio comenta sobre redução em indicadores da Covid-19 em Fortaleza
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio comenta sobre redução em indicadores da Covid-19 em Fortaleza

prefeito em frente à filmadora falando

O prefeito Roberto Cláudio comentou, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais realizada na última quarta-feira (03/06), sobre a redução consistente nos principais indicadores da Covid-19 em Fortaleza. O cenário otimista foi apresentado após reunião com autoridades de saúde do Município, no qual foi examinada, meticulosamente, grande diversidade de dados epidemiológicos e assistenciais, apontando uma tendência cada vez mais estável a uma redução da pandemia na Capital.

De acordo com o Prefeito, as perspectivas são de melhoria para o enfrentamento da doença. Ele confirma que houve redução na procura de pacientes com quadros gripais nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), bem como uma diminuição no número de pacientes mais graves, que demandam suporte de ventilação em virtude do quadro respiratório que apresentam na chegada à emergência. Também foi identificado o declínio no número de óbitos nas últimas semanas.

Para Roberto Cláudio, na prática, esses números significam uma menor ocupação de leitos de internação em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e são consequência da duração e da eficiência do isolamento social, que tem evitado novos contágios e reduzido o número de casos graves.

“Não podemos ter um relaxamento do isolamento social ou das orientações sanitárias. Esses cuidados com a contaminação do outro e o isolamento permanecendo ativo são atitudes que podem garantir que essa curva continue em declínio, o que representa menos pacientes adoecendo e precisando de internamento, e o que é mais fundamental, mais vidas sendo salvas”, disse.

Câmera térmica

Outra novidade destacada pelo Prefeito foi a instalação de uma câmera térmica na bilheteria do Terminal do Antônio Bezerra. Ainda em fase de testes, o equipamento tem como objetivo realizar uma triagem dos passageiros que apresentem alta temperatura corporal, um dos principais sintomas da Covid-19. O teste também deverá ser feito no Instituto Dr. José Frota.

A ação tem gestão da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões (PPPFor) e, com o apoio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os funcionários estão monitorando, 24 horas, os usuários do Terminal. A câmera detecta os passageiros, que têm a temperatura aferida através da emissão infravermelha.

“A iniciativa vai ajudar, precocemente, as pessoas a saberem que precisam procurar um serviço de saúde para confirmar ou descartar a possibilidade de estarem com Covid-19, e pode alertar pacientes assintomáticos ou sintomáticos leves que possam ser contaminantes para outras pessoas”, explicou.

Veja Mais