Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio autoriza o início das obras do Projeto Beira Rio
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio autoriza o início das obras do Projeto Beira Rio

prefeito e secretária Manuela Nogueira de máscara sentados lado a lado em frente a computador. prefeito está assinando um documento

 

A Prefeitura de Fortaleza segue investindo na transformação urbanística de diversos territórios da Cidade.  Na última terça-feira (11/08), o prefeito Roberto Cláudio assinou a ordem de serviço do Projeto Beira Rio. As intervenções contemplam melhorias distribuídas em 33 mil m² de área, beneficiando todo o entorno da orla da Barra do Ceará.

As obras consistem na requalificação integral da margem do Rio Ceará, incluindo, além da rua José Roberto Sales, as avenidas José Lima Verde e Ulisses Guimarães. O cenário será composto por amplo calçadão com quiosques, quadras de areia, pavimentação, iluminação artística, projeto paisagístico, área de contemplação com guarda-corpo e Academia ao Ar Livre. Paralelamente, a Praça Santiago será revitalizada e contará com novo piso, mobiliários urbanos e quadras poliesportivas.

Otimizando a experiência de fortalezenses e turistas, a faixa de praia será equipada com chuveirões. Além disso, novas estruturas serão incorporadas. Visando à democratização do acesso, serão implantados bicicletários, vagas de estacionamento e melhorias voltadas à acessibilidade, facilitando a chegada ao píer já implantado.

“Hoje, inicia-se a concretização de um projeto elaborado por muitas mãos. A urbanização da Barra do Ceará é um sonho de valor afetivo de uma comunidade histórica. Este será um espaço público de convivência, de promoção da paz, de integração e de estímulo ao emprego e à renda”, declarou o Prefeito.

A secretária da Infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira, apresentou, via transmissão ao vivo, os detalhes das intervenções. De acordo com a titular da Seinf, a iniciativa é fruto do diálogo entre a Prefeitura e a população. “Por meio do projeto Você Faz Fortaleza, foram distribuídos tótens por toda a Cidade. Neles, a população selecionou espaços a serem requalificados. A Barra do Ceará, um dos pontos naturais mais bonitos e privilegiados da Capital, foi a segunda mais votada”, informou.

Integrado ao projeto Vila do Mar, o novo complexo irá fomentar a ocupação qualificada, o turismo sustentável e o comércio local. Para a finalidade, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7,8 milhões. “Todo o dinheiro destinado às obras está integralmente em caixa. A obra será iniciada por esta gestão e concluída pela próxima com todos os recursos garantidos”, afirmou Roberto Cláudio.

De acordo com o cronograma estabelecido, as intervenções devem durar cerca de 12 meses. “No entanto, trabalharemos com afinco para, até o fim deste ano, entregar boa parte da obra, pronta para o uso, à população”, garantiu Manuela.

Intervenções paralelas

Durante a transmissão, o secretário executivo da Regional I, Hamilton Quixadá, elencou diversas intervenções entregues no território. Entre elas, duas Células de Proteção Comunitária, o Mercado dos Peixes do Vila do Mar, o novo Posto de Saúde das Goiabeiras, a etapa de finalização do Vila do Mar, além de um Centro de Acolhimento para dependentes químicos, da entrega de diversos Papéis da Casa e da realização de melhorias habitacionais.

Veja Mais