Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio autoriza início das obras do novo Gonzaguinha do José Walter
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio autoriza início das obras do novo Gonzaguinha do José Walter

paulinho leme em pé em frente a púlpito, prefeito e secretárias sentados em cadeiras ao lado e usando máscaras

 

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na manhã do último  sábado (27/06), a ordem de serviço para a construção do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota do bairro José Walter (Gonzaguinha do José Walter). A unidade de saúde irá ampliar o atendimento materno-infantil e os serviços de clínica médica e emergência em Fortaleza. A assinatura foi transmitida ao vivo pela TV Terra do Sol (canal 42.1) e pelas redes sociais.

Conforme Roberto Cláudio, a estrutura física, elétrica e sanitária do Gonzaguinha estava muito precária e, por isso, a solução encontrada foi construir uma nova unidade no terreno de trás. Os serviços do atual hospital não serão interrompidos até que a obra seja concluída. “O antigo Gonzaguinha do José Walter já foi objeto de várias reformas e conta com problemas crônicos e estruturais. Iríamos fazer uma outra reforma, mas conseguimos novos recursos e decidimos fazer um hospital do zero, que será um ganho para a população”, disse.

vista aérea do hospital e do terro atrás ainda sem obras

Ao todo, o terreno possui 12.418 m², dos quais 6.000 m² serão de área construída. Serão investidos mais de R$ 20 milhões e a expectativa é que as obras durem aproximadamente 18 meses.

Conforme a secretária de Infraestrutura, Manuela Nogueira, a obra foi modulada em três etapas para que, dentro do prazo de seis meses, seja possível entregar a primeira parte da construção e os profissionais comecem a atuar no novo hospital. “A nova unidade irá beneficiar e se tornar um ponto de referência para toda a população do bairro José Walter e de seu entorno”, ressaltou.

O novo Gonzaguinha contará com 154 novos leitos, centro cirúrgico, Centro de Parto Normal, urgência obstétrica, internação conjunta, internação clínica e atuará na saúde materno-infantil e clínica médica, com leitos psicossociais, além dos atendimentos de emergência.

diretor João Batista Lins em cima de palco assinando documento e quatro homens em pé ao fundo

De acordo com o diretor do Hospital, João Batista Lins, que estava no terreno onde será construída a nova unidade, dos novos leitos, 60 serão destinados ao alojamento conjunto materno-infantil, 30 para cirurgia ginecológica e 30 para clínica médica, dos quais 10 serão para internação psicossocial, um dos diferenciais da unidade. “Trabalhamos com a Secretaria Municipal de Saúde para garantir o conforto não só do paciente, mas uma estrutura que permita aos profissionais de saúde darem o melhor de si”, afirmou.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Estela Fernandes, destacou que os investimentos da Prefeitura na área, além da Atenção Primária, atualmente contemplam reforma e ampliação de nove hospitais municipais e o Instituto Dr. José Frota (IJF). “O Gonzaguinha há muito tempo não recebia investimentos e hoje iniciamos uma nova era naquela região, considerada de alta vulnerabilidade, e quem tem a ganhar é a população do entorno”, comentou.

Compartilhe:
Veja Mais