Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço para urbanização do Parque Ecológico do Passaré
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço para urbanização do Parque Ecológico do Passaré

pessoas num palco

 

O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta quinta-feira (30/07), a ordem de serviço para o início das obras de urbanização do Parque Ecológico do Passaré. Com ampla área de preservação de aproximadamente 291 mil metros quadrados, ou cerca de 30 hectares, a região possui espécies diversas de vegetação e árvores nativas. O local também abriga a lagoa do Passaré, o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Municipal Falconete Fialho.

O projeto, que será executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), irá realizar obras de urbanização em torno da lagoa, com a construção de calçadão para caminhada, equipamentos esportivos e de lazer, como academias e campo de futebol, além de nova iluminação, mobiliários urbanos e paisagismo. Será construído, ainda, um píer em madeira, com guarda-corpo e degraus para dar acesso aos pedalinhos que serão oferecidos para passeios na Lagoa do Passaré.

O Parque receberá também dois estacionamentos internos nas duas entradas principais com 200 vagas para veículos. As obras, que terão início em agosto deste ano, terão duração de 10 meses e investimentos de R$ 9 milhões.

Conforme a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, a obra foi dividida em duas etapas de acordo com as especificidades. A primeira deverá se concentrar mais na urbanização da lagoa do Passaré, e a previsão é realizar a licitação da segunda parte até o final deste ano. “Vamos trazer ao Parque Passaré a mesma concepção do Parque do Cocó, principalmente a área do Parque Adahil Barreto. A prioridade é o meio ambiente e a preservação da área da lagoa, mas também trazer vida para o local”, disse.

Para Roberto Cláudio, este é mais um exemplo de valorização do espaço público. “Qualidade de vida é medida pela quantidade de patrimônio ambiental que existe na cidade, e pelo tanto que a comunidade o protege e o utiliza, de forma integrada à vida urbana. Vamos criar alternativa de esporte, lazer e trazer mais segurança para o local, com mais iluminação e adensamento de pessoas”, enfatizou.

Na ocasião, o titular da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), Artur Bruno, declarou que o Prefeito Roberto Cláudio foi o gestor que mais cuidou dos espaços públicos dessa cidade. “Antes os espaços não tinham verde, equipamentos e nem pessoas. Ele vem fazendo um belo trabalho com as comunidades e hoje temos praças belíssimas”, destacou.

A aposentada Brígida Formiga, mora no Passaré há 17 anos. Ela espera que a urbanização da lagoa traga benefícios para a comunidade local. “Aqui temos muitos insetos e outros bichos, espero que isso melhore, além de trazer mais movimentação e oportunidades de comércio para quem mora aqui e precisa. Eu desejo que melhore a vida da gente”.

Veja Mais