Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio assina empréstimo com Banco Mundial em Brasília
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio assina empréstimo com Banco Mundial em Brasília

 

O prefeito Roberto Cláudio assinou, na tarde da última quarta-feira (05/06), em Brasília, o contrato de empréstimo de U$ 73 milhões, cerca de R$ 300 milhões em câmbio atual, junto ao Banco Mundial (BIRD), que vai garantir a implantação do Programa Fortaleza Cidade Sustentável. A negociação com o BIRD vinha ocorrendo desde 2014 e representa o primeiro financiamento internacional da história da Prefeitura de Fortaleza voltada exclusivamente para a área ambiental.

O Programa Fortaleza Cidade Sustentável vai permitir melhorias no ambiente natural e construído de Fortaleza por meio da execução de uma série de ações como a implantação do Parque Rachel de Queiroz, beneficiando o segundo maior parque ambiental da Cidade.

Com o empréstimo junto ao Banco Mundial, a Prefeitura de Fortaleza busca solucionar problemas históricos da Capital relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, urbano e ambiental, garantindo sustentabilidade.

Prefeito sentado à mesa assinando papéis
“Graças ao empenho da nossa equipe e do próprio Banco Mundial, estamos concretizando uma conquista histórica para nossa cidade“, afirmou o Prefeito

Os investimentos ocorrerão em áreas que possuem grandes adensamentos com baixos índices de IDH e elevados níveis de degradação ambiental, mas que são capazes de dar retorno mais rápido aos investimentos, visto que o projeto complementa outras propostas já planejadas e em execução pelo poder público municipal e estadual.

Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Roberto Cláudio destacou a importância do empréstimo. “É o primeiro financiamento na história de Fortaleza para a área do meio ambiente. Graças ao empenho da nossa equipe da Prefeitura e do próprio Banco Mundial, estamos concretizando uma conquista histórica para nossa cidade“, afirmou o Gestor, destacando o fato de que o contrato está sendo assinado no Dia do Meio Ambiente.

A diretora do BIRD para o Brasil, Paloma Anos Casero, também destacou a relevância do momento. “É um legado de muito significado para Fortaleza e sua população. É muito importante para mim porque é o primeiro que assino aqui no Brasil e quero desejar muita sorte para a implantação do programa. Estou acompanhando de perto porque, como sabemos, é o resultado de um bem articulado trabalho entre os técnicos da Prefeitura e do Banco Mundial”, disse.

O procurador Paulo Magaldi, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, enfatizou a importância do contrato. “É isso que o Governo Federal tem buscado, que é garantir a sustentabilidade dos governos municipais. É o que estamos provendo e os municípios podem contar com a participação da PGFN para fazer esses investimentos”, comentou.

O Fortaleza Cidade Sustentável envolve ações voltadas para a melhoria da balneabilidade da praias com intervenções previstas no saneamento (esgoto, drenagem e resíduos), a recuperação, revitalização e implementação de áreas verdes e parques urbanos em regiões completamente desprovidas de áreas de lazer e equipamentos urbanos, além do fortalecimento institucional por meio da ampliação da capacidade de planejamento e gestão urbana e ambiental do Município.

Veja Mais