Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio apresenta dados que apontam uma melhora no cenário da Covid-19 em Fortaleza
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio apresenta dados que apontam uma melhora no cenário da Covid-19 em Fortaleza

prefeito roberto cláudio

 

O prefeito Roberto Cláudio apresentou, na última  quarta-feira (28/05), dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que apontam uma melhora no atual cenário da Covid-19 na Capital. Os números revelam uma diminuição do fluxo de atendimentos nos 113 postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), comparando as quatro últimas semanas.

Para o Prefeito, os números podem significar uma possível redução da pandemia. “Se a gente quiser entender se a demanda tem aumentado ou tem diminuído, o primeiro local a ser examinado é exatamente o posto de saúde, que é a porta de entrada do sistema. Se a gente olhar na linha do tempo, até esta terça-feira (26/05), pode observar uma tendência de redução na procura por pacientes com quadros gripais”, afirmou, durante transmissão em rede social.

Os registros se baseiam nos números das segundas-feiras, quando os picos acontecem, de acordo com Roberto Cláudio. “Na última segunda-feira (25/05), a gente atendeu 1.486 pessoas, contra 2.110 na segunda passada (18/05). E na anterior (11/05), foram 2.139. Então, houve uma queda às segundas feiras”, ressaltou, acrescentando que essa redução tem sido registrada ao longo das últimas semanas, no dia a dia.

Ainda segundo o Prefeito, o menor número de atendimentos registrados, nas últimas quatro semanas, aconteceu na última terça-feira (26/05). “Nesta terça-feira, foram 990 atendimentos, contra 1.660 na terça passada, contra 2.072 da terça retrasada. Então, há uma importante tendência de redução de procura por novos quadros gripais aos postos de saúde”, informou.

Nas UPAs, também houve redução na demanda de internação diária em enfermarias e UTIs. “Se a gente olhar o gráfico do começo de maio ao longo do mês, há uma tendência bem consistente de redução do número de pacientes que chegam às UPAs, diariamente, com indicação de internação hospitalar em enfermaria ou em leitos de UTI”, declarou.

Segundo Roberto Cláudio, “esses dados são importantes porque, apesar de ainda termos que vivenciar muita dor e angústia, porque ainda há muitos casos demandando internações e, infelizmente, muitos óbitos todos os dias, também temos tido notícias boas que indicam que estamos passando a viver um momento mais favorável do que  viveu ao longo das semanas passadas”.

Renda em Casa

O prefeito Roberto Cláudio também prestou esclarecimentos sobre o auxílio emergencial de renda destinado a feirantes, ambulantes e autônomos que estejam cadastrados oficialmente junto ao Município até o mês de março.

“Nós vamos continuar depositando o dinheiro na conta daqueles que preencheram seu cadastro on line e apontaram a sua agência bancária. Já para os que preferiram fazer o resgate na boca do caixa, a gente tá suspendendo a retirada, de hoje até o dia 5 de junho, para evitar a maior aglomeração que pode acontecer na sexta-feira e nos primeiros dias do mês. Então, pra evitar o risco de disseminação, essas pessoas só podem fazer o resgate a partir do dia 6 de junho. Para o demais, o processo continua normalmente”, explicou.

Minha Casa, Minha Vida

Roberto Cláudio também ressaltou que a Prefeitura deu um passo importante no empreendimento do Residencial Alto da Paz, no Vicente Pinzón, do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Na próxima segunda-feira (01/06), a gente vai fazer, com a Caixa Econômica, o sorteio on line de onde cada pessoa irá morar. Vamos sortear o bloco, o apartamento e o andar. As pessoas poderão acompanhar ao vivo, mas depois publicaremos no Portal da Prefeitura a lista com os apartamentos para os quais foram sorteados. Esse é um dos últimos passos para que, efetivamente, já possam fazer a mudança e tenham o direito definitivo, nobre e fundamental à casa própria”, garantiu.

Retorno de obras públicas

O Prefeito deu detalhes de obras públicas essenciais que serão retomadas. “A partir da próxima segunda-feira (01/06), quando encerrar o isolamento social rígido, vamos retomar algumas obras públicas emergenciais. Estamos preocupados com dois blocos, em especial. O primeiro é o da educação, pois temos creches e escolas que estão bem próximas de serem finalizadas, para que a gente já possa ofertar mais vagas de educação infantil e tempo integral no início do período letivo do próximo ano. O segundo é o da saúde. Algumas estão muito próximas de ficarem prontas e serão importantes no enfrentamento ao Covid-19, mas também serão fundamentais para o Sistema de Saúde Municipal como um todo”, assegurou.

Em junho,a Prefeitura deve entregar a obra do Gonzaguinha da Barra, já com nova emergência e com expansão de leitos de enfermaria. “Vamos entregar também a expansão do Frotinha da Parangaba. Praticamente. será um hospital novo que vai ampliar de forma significativa a capacidade de internação clínica e cirúrgica. Deveremos entregar também ainda em junho o Frotinha do Antônio Bezerra com centro cirúrgico, sala de recuperação, estrutura de farmácia, tudo novo”, detalhou.

Duas policlínicas também estão próximas de serem entregues à população. “Entre final de junho e começo de julho, elas já podem abrir as portas para exames complementares e consultas médicas especializadas. Uma fica no Passaré (Regional VI) e a outra no terreno da Secretaria Regional V. São estruturas que nos ajudarão a enfrentar a Covid-19 e que servirão também depois que a gente vencer essa batalha”, disse.

Veja Mais