Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio anuncia ampliação na retomada dos atendimentos de rotina da Atenção Primária
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio anuncia ampliação na retomada dos atendimentos de rotina da Atenção Primária

prefeito de perfil falando

 

Na noite da última quarta-feira (01/07), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a retomada gradual dos atendimentos espontâneos e programados oferecidos pelos Postos de Saúde da Cidade. Até a próxima semana, 75% das atividades agendadas devem ser normalizadas.

“Neste momento, 50% da rotina segue restabelecida. Os atendimentos incluem pré-natal, puericultura, vacinação, atenção a pacientes crônicos e em tratamento de doenças infecciosas. Essa agenda é fundamental para o monitoramento e o eventual encaminhamento de cada paciente para outros pontos de atenção”, defendeu.

Conforme Roberto Cláudio, em virtude da pandemia, a natureza dos atendimentos emergenciais e ambulatoriais se modificou para atender pacientes com quadros gripais. “No entanto, em decorrência da estabilização do quadro epidemiológico, estamos restabelecendo a rotina normal nas unidades básicas de saúde”, destacou.

A expectativa da Prefeitura é atingir 100% da normalidade até o dia 21 de julho. Para a finalidade, os dados epidemiológicos continuarão em análise. “Se conseguirmos manter a trégua da Covid-19, retomaremos totalmente até o fim deste mês. É bom destacar que continuaremos com a rotina de triagem e de acompanhamento de pacientes com quadros gripais”, acrescentou.

Projeto Sintonia

Durante a transmissão, o Prefeito também anunciou expansão do Projeto Sintonia. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, oferece atendimento psicológico a profissionais de saúde atuantes na linha de frente do combate à Covid-19. A partir desta quinta-feira (02/07), a assistência contemplará, também, membros da Rede Municipal da Educação.

“Quem trabalha na ponta, em especial com o manejo de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, está suscetível a estresses psicológicos maiores. Por isso, lançamos um projeto de apoio a esses profissionais. A partir de amanhã, o atendimento será expandido para os servidores da rede pública da educação. Será ofertado todo o tipo de acolhimento necessário”, informou.

Novo Posto de Saúde

Roberto Cláudio anunciou, ainda, a entrega de um novo Posto de Saúde à população. O equipamento, instalado na região da Barra do Ceará, ira fortalecer os atendimentos da Atenção Primária por meio da atuação de três equipes completas da Estratégia Saúde da Família.

“Esse Posto de Saúde completamente novo passou a funcionar hoje e beneficiará os moradores da Barra do Ceará e das Goiabeiras, historicamente pouco assistidas em virtude da densidade populacional. A estrutura é comparável a consultórios particulares da Cidade e dispõe de laboratórios, farmácia, assistência odontológica, contemplando toda a rotina da Atenção Primária. Há décadas, a comunidade luta por essa unidade básica tão fundamental”, destacou.

Veja Mais