Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio anuncia a construção do novo Gonzaguinha do José Walter
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio anuncia a construção do novo Gonzaguinha do José Walter

prefeito de lado falando em frente à câmera filmadora

 

Na noite da última  quarta-feira (24/06), o prefeito Roberto Cláudio anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, novos investimentos destinados à Saúde. Entre os principais, está a construção do novo Gonzaguinha do José Walter, cuja assinatura da ordem de serviço está prevista para este sábado (27/06). A obra irá fortalecer a assistência clínica, pediátrica e materno-infantil da Cidade, garantindo, ainda, atendimento de emergência adequado.

De acordo com o Gestor, as intervenções previstas dobrarão a capacidade assistencial do equipamento. “Esta obra será muito significativa para o José Walter e todo o entorno. A atual estrutura é muito precária e possui problemas crônicos estruturais, elétricos e hidrossanitários. Por isso, conseguimos recursos e iremos construir um novo hospital atrás do prédio anterior. Levantaremos uma unidade com 154 leitos, dobrando atual a capacidade”, garantiu.

Cenário de estabilidade

Roberto Cláudio destacou o cenário de estabilidade registrado em Fortaleza em relação à pandemia do novo coronavírus. De acordo com os resultados indicados pela vigilância epidemiológica, mesmo diante da retomada gradual das atividades econômicas na Capital, os números seguem favoráveis.

“Continuamos registrando uma tendência de queda na quantidade de óbitos. Além disso, nas últimas semanas, houve uma redução na procura pela assistência médica na Cidade em decorrência de quadros gripais nos Postos de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento”, reiterou.

O Gestor reafirmou a continuidade do monitoramento diário do número de casos da Covid-19. “Continuaremos acompanhando os dados para garantir que os benefícios econômicos desta retomada gradual não representem riscos à saúde pública. Sejamos otimistas. Mas caso haja alguma mudança nesse cenário, sempre haverá uma prestação de contas à população”, ressaltou.

Aplicativo Mais Saúde

Durante a transmissão, o Prefeito apresentou, também, os detalhes relacionados ao Aplicativo Mais Saúde. A ferramenta, lançada nesta quarta-feira pela Prefeitura de Fortaleza, otimizará, por meio da tecnologia, o contato entre o paciente e os serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A plataforma, disponível para download nos sistemas operacionais iOS e Android, permitirá ao usuário do Sistema Único de Saúde o monitoramento de consultas e de procedimentos agendados pela Rede Municipal.

“O usuário saberá a data, o horário e o local de consultas, receberá lembretes da Prefeitura, confirmará ou cancelará agendamentos e facilitará encaixes e remanejos eventuais, garantindo maior eficiência ao sistema”, informou.

Diante da realização dos cadastros, a Prefeitura de Fortaleza estabelecerá comunicação específica e adequada ao perfil de cada paciente. “Também serão comunicadas, pelo aplicativo, as datas dos exames de prevenção ginecológica e de prevenção ao câncer de mama. Além disso, serão informados os calendários de vacinação para as crianças do Município. Tudo isso por meio de tecnologia simples e acessível”, completou o Prefeito.

A divulgação do aplicativo deverá ser reforçada por profissionais da área e por Agentes Comunitários de Saúde. “Com isso, a população só terá a ganhar. Serão garantidas, inclusive, mais informações médicas de saúde preventiva realizada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família”, afirmou.

Paralelamente, estão sendo incorporados à plataforma boletins diários em que constem o estado de saúde de pacientes internados em virtude da Covid-19 no Hospital do PV e no IJF2.

Simultaneamente, por meio da aba “Covid-19”, o usuário dispõe de teleatendimento para orientações médicas caso possuam sintomas da doença.

Veja Mais