Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio anuncia a abertura de mais 25 leitos para pacientes da Covid-19
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio anuncia a abertura de mais 25 leitos para pacientes da Covid-19

prefeito roberto cláudio

 

O prefeito Roberto Cláudio anunciou, nesta quinta-feira (30/04), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a abertura de mais 25 leitos para pacientes com diagnóstico confirmado ou sugestivo da Covid-19. Os leitos, sendo 15 de enfermaria e 10 de Terapia Intensiva, estarão disponíveis em uma ala isolada no Hospital da Mulher, no bairro Jóquei Clube, a partir desta sexta-feira (01/05).

A abertura de leitos é mais uma forma de garantir a assistência médica e dar conta do aumento da demanda pelo serviço de emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), conforme o prefeito. “Essa ala permitirá a gente ampliar a capacidade de internação e, principalmente, o que é algo fundamental, salvar vidas de pacientes mas graves”, disse.

Outra questão levantada pelo gestor foi a aprimoramento dos canais de comunicação entre as famílias de pacientes internados e as unidades hospitalares. “É importante que a família tenha acesso aos dados, à evolução do paciente. Esse direito a gente quer garantir e é basicamente um ato de humanização e aproximação nessa relação entre a família, o paciente e o serviço de saúde”, ressaltou.

No Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas, pelo telefone 4042.3140 os familiares podem, de 8h às 17h se comunicar com o setor de serviço social, que está apto a dar esse retorno. No Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2), diariamente, um grupo de médicos é responsável por contatar diretamente um familiar do paciente para atualizar as informações.

Em ambas as unidades, também há equipamentos para a realização de chamadas de vídeo entre os pacientes e os familiares.

No entanto, Roberto Cláudio explicou que esse contato ainda não é possível nas seis UPAs municipais com leitos de internação, já que o fluxo de pacientes é mais intenso e a permanência deles é mais curta. Apesar disso, garantiu que até a próxima segunda-feira (04/05), será divulgado o contato de uma central de serviço social alinhada para que os familiares possam se informar.

Respiradores

Conforme o prefeito Roberto Cláudio, o ponto mais crítico no mundo inteiro para garantir assistência aos pacientes com Covid-19 é a aquisição e a escassez de respiradores, já que os pacientes mais graves possuem necessidade de intubação e ventilação mecânica.

Por isso, o Governo do Estado e o Município estão unidos e atentos à questão e realizando esforços para combater esse problema, realizando compras em diferentes fornecedores. Nesta quinta-feira (30/04), foram adquiridos mais 100 equipamentos do tipo.

Distribuição de máscaras

Roberto Cláudio reforçou que, teve início a distribuição de máscaras de tecido nos terminais de integração de Fortaleza. O gestor ressaltou que, ao contrário do que vem sendo divulgado por meio de fake news, as máscaras, que são feitas com produtos cearenses e por costureiras locais, passam por higienização antes do ensacamento e serão distribuídas gratuitamente.

Isolamento social

Por fim, o prefeito reiterou que o isolamento social é fundamental e a medida mais preventiva para evitar a lotação de hospitais e garantir a capacidade de assistência à população.

“Esse é o motivo para continuarmos apelando para a consciência e para o bom senso. Que as pessoas continuem praticarem o isolamento e protegendo as suas vidas e de outros moradores da cidade de Fortaleza”.

Veja Mais