Coberturas
Prefeito Roberto Cláudio acompanha obras do Projeto Novo Lago Jacarey
Home Últimas Notícias Prefeito Roberto Cláudio acompanha obras do Projeto Novo Lago Jacarey

Prefeito Roberto Cláudio acompanha obras do Projeto Novo Lago Jacarey

 

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã do último sábado (25/07), as obras do Projeto Novo Lago Jacarey.

As intervenções incluem, por meio de novo redesenho urbano, melhorias voltadas à infraestrutura e à mobilidade urbana, com o objetivo de estimular a ocupação qualificada do espaço público com foco na segurança viária.

A novidade irá transformar positivamente o cenário local, pautado pela convivência, pela prática de exercícios, pela gastronomia e pelo comércio local. “Este entorno abriga importantes corredores residenciais e comerciais da Cidade. Estamos realizando intervenções que auxiliarão, inclusive, o processo de retomada da economia”, afirmou o prefeito Roberto Claudio.

Praça

O projeto envolve a reforma e a ampliação da praça local, além de incorporar nova ciclovia, pista de cooper, academia ao ar livre e parque infantil.

Simultaneamente, haverá a implantação de platôs elevados, a reforma de canteiros centrais e a instalação de piso intertravado, garantindo melhor pavimentação ao ambiente e ao perímetro do equipamento.

Para facilitar o acesso e estimular a caminhabilidade, está em curso a construção de travessias elevadas. “Estamos urbanizando toda a área pública do entorno, promovendo, além disso, um ambiente para circulação de veículos em baixa velocidade”, acrescentou o prefeito. Intervenções paralelas

Além do já implantado binário entre a Rua Máximo Linhares e a Av. Viena Weyne, incluindo as ruas João Leonel e Marechal Lott, a Prefeitura de Fortaleza também executa diversas intervenções paralelas no território.

Dentre elas, destacam-se a implantação de ciclovia e de semáforo na Desembargador Gonzaga; a realização de drenagem urbana, a dragagem do Lago Jacarey, a implantação de nova iluminação e a requalificação de toda a Av. Viena Weyne, contemplando a ampliação e a reforma de calçadas.

Já a Rua Joaquim Correira será contemplada pela construção de novo canteiro central.

Arborização e paisagismo Visando à implantação de ambiência agradável e natural, as Avenidas Viena Weyne, Cândido Portinari, Joaquim Frota, além da própria Praça do Lago Jacarey, vêm recebendo nova arborização e paisagismo.

Estrutura cicloviária

As intervenções compreendem, ainda, a Implantação de 2,5 km de nova rede cicloviária na Avenida Viena Weyne, interligando a ciclovia da Av. Washington Soares à ciclofaixa da Av. Desembargador Gonzaga.

Gestão de Resíduos Sólidos

Objetivando ampliar a política direcionada à gestão responsável de resíduos sólidos, os esforços municipais abrangem a construção de dois Ecopontos.

Expansão de área

A conclusão das intervenções está prevista para outubro desde ano. Ao fim do projeto, o entorno do Lago Jacarey contará com um acréscimo de mais de 4.000m² de área para pedestres. “Estes serão espaços seguros e confortáveis para serem utilizados pela população”, garantiu Roberto Cláudio.

Esforços intersetoriais

O Projeto, coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), reúne esforços da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Programa Mais Ação, do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Coordenadoria das Regionais e da Secretaria Regional VI.

Para todo o conjunto das obras, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7 milhões.

Veja Mais