Coberturas
Prefeito marcha com índios Tapeba pelo Centro de Caucaia
Home Últimas Notícias Prefeito marcha com índios Tapeba pelo Centro de Caucaia

 

O prefeito Naumi Amorim participou nesta quinta-feira (3/10) da tradicional marcha anual do povo Tapeba pelo Centro de Caucaia. A atividade marca a passagem do Dia do Índio Tapeba, celebrado hoje com o tema “Terra e Resistência.”

“Saber que sou o primeiro prefeito a apoiar as comunidades Tapebas nesta data é muito honroso. Nós somos todos descendentes dos índios. Temos esta relação e estamos aqui respeitosamente prestigiando o evento e as ações deste povo, a quem vamos levar melhorias”, declarou Naumi.

A caminhada levou mais de mil pessoas às ruas do Centro e teve apoio institucional da Prefeitura. A data marca a morte do cacique Vítor Tapeba, ocorrida em 3/10/1983, e simboliza um momento de resistência Tapeba.

Conforme o cacique Dourado Tapeba, a resistência e o fortalecimento da cultura e tradições das comunidades indígenas são ainda mais necessárias nos dias de hoje. “O país passa por um processo conturbado em relação à política indígena e isso interfere diretamente nas comunidades do município. Temos que comemorar, mas com prudência para não perdermos o que já conquistamos.”

Vindo da comunidade da Lagoa dos Tapebas, Antônio Tapeba acredita que a data representa um momento especial. “Fazemos esta marcha há muitos anos trazendo nossas escolas, nossos guerreiros e mostrando a todos que o povo Tapeba existe e resiste no Ceará. Lembro quando era criança que vínhamos caminhando da aldeia até o Centro. Hoje, por conta do fluxo dos veículos, reduzimos o percurso. Mas hoje é um dia que nos enche de orgulho.”

 

Texto:  Assessoria Foto : Divulgação.

Veja Mais