Nesta quinta-feira (21/11), o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, assinará ordem de serviço para um pacote de obras de esgotamento sanitário na sede do município. Serão contemplados os bairros Alto da Brasília, Alto da Expectativa, Cohab II, Dom Expedito, Parque Silvana e Campo dos Velhos. As obras, que terão início já no mês de dezembro, irão beneficiar mais de 30 mil habitantes e receber investimento superior a R$ 35 milhões de reais, por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).
Além da rede coletora de esgoto, com 50.893,09m, serão construídas quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e realizadas 5.488 ligações intradomiciliares e 7.299 ligações prediais. Posteriormente, serão construídas cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), nos bairros Sumaré, Vila União, Dom José, Cohab I e Cohab II.
As obras irão impactar diretamente na saúde da população e na despoluição de recursos hídricos, como afirma a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima. “Além de trazer saúde, os projetos que estão previstos para serem executados têm como objetivo contribuir para a despoluição de recursos hídricos, entre eles, o riacho Pajeú. Naquela área, especificamente, a gente vai trabalhar nos bairros Campo dos Velhos e uma área próxima do Parque Silvana”, informou.