
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão entregou, nesta segunda-feira (21/7), os Pelotões das Regionais da Guarda Municipal, que reforçam o Pacto pela Segurança Cidadã com 12 vans, 36 motocicletas, aparato tecnológico e integração com demais forças de segurança, além de efetivo capacitado para atuar nos bairros, comunidades e territórios.
Os 12 novos pelotões, um por Regional, compõem um conjunto de estratégias voltadas à prevenção e ao enfrentamento qualificado da violência urbana, com foco na proteção de equipamentos e serviços públicos municipais e no fortalecimento da presença comunitária da Guarda Municipal.
“Nós estamos implantando uma nova metodologia de segurança pública. É um compromisso de campanha que estamos cumprindo agora, criando os 12 pelotões regionais com um efetivo bem preparado, e com toda uma estrutura de veículos, de armamento adequado, para ocuparmos os espaços públicos. É importante que a população possa ter mais sensação de segurança, e, para além disso, nós iremos produzir resultados, proporcionando mais proteção para os fortalezenses”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

O titular da Sesec Cel Márcio Oliveira reforçou que o Pacto é uma marca do compromisso da gestão com o desenvolvimento de uma cidade mais segura. “Estamos aumentando a matriz operacional da Guarda, aumentando a presença na rua e a integração com as demais forças de segurança. Acredito que isso deve diminuir bastante os índices de violência, e vai trazer mais sensação de segurança para o cidadão”, pontuou o secretário.
A iniciativa reforça as ações já realizadas pelo prefeito Evandro Leitão e faz parte de um conjunto de medidas na área da segurança pública municipal. Entre elas, destacam-se a nomeação de 254 guardas municipais, a ampliação do treinamento e habilitação para o porte de arma de fogo, a reestruturação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a criação de novos cargos e estruturas voltadas para a proteção dos territórios da capital, além da inauguração do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), que inclui as novas sedes da Sesec e da GMF.
O pacto inaugura uma nova filosofia de segurança no município, baseada na atuação preventiva, na escuta ativa e na aproximação com a população. A estratégia central do programa é a formação diferenciada dos agentes da GMF que já passaram por uma capacitação especializada, com foco nos princípios da polícia comunitária, práticas de mediação de conflitos, comunicação não violenta, mobilização social e proteção humanizada.
Segundo a diretora-geral da GMF, inspetora Cristiane Fernandes, o preparo da corporação para atender a população é completo e contínuo.
“O efetivo dos pelotões foi capacitado no Curso de Proteção e Guarda Comunitária, exatamente para garantir essa presença não só ostensiva, mas também comunitária e próxima da população. A segurança pública é um direito de todos os cidadãos, e nós preparamos os guardas para trazer segurança, sendo pessoas sensíveis, que sabem escutar e trazer soluções”, ressaltou a inspetora.
A ação vai garantir a presença ostensiva da guarda em espaços públicos essenciais, como escolas, postos de saúde, hospitais, creches, praças e terminais de transporte, promovendo a segurança do cidadão no acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Essa proteção será reforçada por uma atuação territorializada, com a implantação de 12 inspetorias regionais, cada uma responsável pela cobertura estratégica de uma área da cidade.
Entre os destaques do pacto, estão a criação da Coordenadoria de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM), que reunirá inspetorias especializadas na proteção de escolas, no enfrentamento à violência contra grupos vulneráveis (mulheres, idosos, crianças e pessoas em situação de rua) e na segurança urbana, com foco na organização do trânsito.
A tecnologia será aliada central no novo modelo

Aproximadamente 7 mil câmeras de vigilância já operam integradas a sistemas analíticos e de inteligência artificial que emitem alertas automáticos. Drones e bases móveis também compõem o kit de segurança cidadã, oferecendo atendimento direto à população em pontos estratégicos da cidade. Cada base contará com três motos, responsáveis pelo patrulhamento contínuo de praças e outros espaços públicos, promovendo uma presença visível, acessível e acolhedora.
O Pacto pela Segurança Cidadã também estabelece a articulação entre o poder público municipal e as forças estaduais de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense, Supesp e Academia Estadual de Segurança Pública, potencializando as ações integradas em territórios prioritários da capital.
Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com uma segurança pública humanizada, democrática e voltada à promoção da cidadania, atuando de forma coordenada para ampliar a proteção e o bem-estar da população fortalezense.