Últimas Notícias


Prefeito Evandro Leitão entrega 66 novos leitos no IJF, 30 de UTI e 36 de enfermaria
Home Últimas Notícias Prefeito Evandro Leitão entrega 66 novos leitos no IJF, 30 de UTI e 36 de enfermaria

O prefeito Evandro Leitão entregou, nesta quinta-feira (31/7), 66 leitos para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF). A ampliação contempla a reforma de 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 36 leitos para a ala de enfermaria. A reestruturação do hospital é fruto da articulação entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Ceará e o Governo Federal. As obras contaram com um investimento de R$ 9,8 milhões.

Os novos leitos seguem as normas sanitárias mais recentes e estão equipados com aparelhos modernos. No setor de UTI, esta é a maior intervenção já realizada desde a inauguração do hospital, na década de 1990.

Durante a solenidade, o prefeito relembrou a situação a qual recebeu o IJF e destacou os avanços obtidos desde o início da gestão.

a imagem mostra os leitos da nova UTI do IJF
Os novos leitos seguem as normas sanitárias mais recentes e estão equipados com aparelhos modernos

“Aqui no IJF, estamos ampliando em 50% a nossa capacidade de internação na UTI. Tínhamos, até então, 60 leitos de UTI, e agora passamos para 90. Além disso, estamos entregando mais 36 leitos de enfermaria. A situação dos medicamentos também foi normalizada. Quando assumimos, a cobertura era de apenas 20%; hoje, contamos com mais de 90% de oferta, resultado direto do trabalho das nossas equipes e das parcerias firmadas”, afirmou Evandro.

O prefeito também destacou a contratação de novos profissionais para reforçar a rede municipal de saúde. Mais de mil profissionais deverão ser integrados como parte do programa Saúde que Cuida.

“Nós vamos convocar 82 aprovados no último concurso para o IJF. Também vamos convocar 411 aprovados no concurso da Fagifor, além de 260 profissionais aprovados na Raps, que irão reforçar a nossa rede de saúde mental. Com essas ações, ampliaremos em mais de mil o número de profissionais de saúde, que serão distribuídos por toda a rede municipal”, completou.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, elogiou o comprometimento da Prefeitura de Fortaleza na reestruturação da saúde e reforçou o apoio à gestão da Capital.

“Fica evidente o grande esforço do prefeito Evandro em qualificar o que é a maior preocupação do povo de Fortaleza: o serviço de saúde. Ele está aumentando em 50% o número de leitos de UTI para atender o nosso povo. Eu queria ressaltar que isto está sendo realizado por nós estarmos de mãos dadas. O governo do presidente Lula, o nosso governo do Estado, e o governo do prefeito Evandro Leitão, juntos para aumentar e melhorar o serviço de saúde de Fortaleza”.

Mais investimentos

prefeito cumprimenta operários no corredor do IJF
Durante o evento, o prefeito relembrou a situação a qual recebeu o IJF e destacou os avanços obtidos desde o início da gestão

Durante a cerimônia, também foi assinada portaria formalizando o repasse de R$ 180 milhões do Governo Federal para a saúde de Fortaleza, anunciado no último dia 4 de julho.

“Em apenas 27 dias, após diversas reuniões, presenciais e virtuais, entre as equipes do município, do Estado e do Governo Federal, conseguimos avançar rapidamente. Muitas vezes, os anúncios são feitos, mas a concretização demora e, na saúde, a demora custa vidas. Por isso, hoje estamos aqui para assinar medidas que já entram em vigor a partir de 1º de agosto”, comentou o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Com os novos recursos, Fortaleza passará a realizar mais 2.900 cirurgias e 11.800 exames por mês em 14 unidades de saúde. A iniciativa também inclui também a reativação de leitos nos Gonzaguinhas, Frotinhas, Policlínicas, Hospital da Mulher e Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. “Fortaleza tem uma rede ousada, bem estruturada e articulada, que se destaca entre as capitais brasileiras. É uma das que mais investem proporcionalmente em saúde, com 23% do orçamento. Essa ousadia merece ser reconhecida e apoiada”, completou Mozart.

Compartilhe:
Veja Mais