Coberturas
Prefeito em exercício Moroni Torgan realiza abertura da campanha Outubro Rosa
Home Últimas Notícias Prefeito em exercício Moroni Torgan realiza abertura da campanha Outubro Rosa

Moroni e mulheres em cima de palco segurando chave gigante cor de rosa

O prefeito em exercício Moroni Torgan abriu, na última terça-feira (01/10), a campanha “Fortaleza Cidade Rosa em busca de mais Saúde e Cidadania”. O evento, realizado no Cuca da Barra do Ceará e realizado pelo “Movimento Outubro Rosa Ceará – A Nossa Luta é Todo Dia”, contou com a apresentação da programação das atividades unificadas de prevenção e combate ao câncer de mama neste mês outubro.

Na ocasião, Moroni Torgan recebeu a Chave Rosa da Cidade. O Cuca e a ponte da Barra do Ceará ganharam iluminação especial na cor rosa, iniciativa cujo objetivo é lembrar a população sobre a importância da campanha para a prevenção da doença. “A prevenção tem salvado muitas vidas. O câncer de mama, se detectado no início, é completamente curável. Precisamos alertar nossas mães, irmãs e esposas, pois as queremos por perto ainda por muito tempo. Não vamos relaxar nesse sentido”, pontuou o Prefeito em exercício.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, os trabalhos do Outubro Rosa ocorrerão o mês inteiro nos hospitais e, principalmente, nos postos de saúde, onde as equipes estão mais próximas da população. “Vamos fazer uma grande sensibilização para que as mulheres procurem os postos e também façam seu autoexame. Teremos atividades educativas para que, a partir daí, elas possam fazer se prevenir e diagnosticar precocemente essa doença, que é a décima causa de mortalidade entre mulheres no Município”, disse.

Joana Maciel ressalta, ainda, que a oferta disponibilizada pela Atenção Terciária do Município não é utilizada em sua totalidade. “Queria destacar a importância de não faltar ao exame. Cerca de 45% das mulheres marcam o exame de mamografia e não comparecem, e isso diminui as chances do diagnóstico”, afirmou.

De acordo com a líder do Movimento Outubro Rosa Ceará, Valéria Mendonça, a programação vem para chamar a atenção da população. “Vamos ter corrida, caminhada, regata, Dia Rosa, momentos para a discussão de políticas públicas e as demandas do Movimento, entre outras atividades.”

Veja Mais