Últimas Notícias
Prefeito de Fortaleza, José Sarto, lança plano municipal para realizar mais de 12 mil cirurgias e zerar fila de espera de catarata
Home Últimas Notícias Prefeito de Fortaleza, José Sarto, lança plano municipal para realizar mais de 12 mil cirurgias e zerar fila de espera de catarata

O prefeito José Sarto assinou, nesta sexta-feira (16/02), convênio para realização de mutirão com mais de 12 mil cirurgias eletivas. A iniciativa, que faz parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, contempla procedimentos nas áreas: ginecológica, ortopédica, oftalmológica e geral. No total, serão 12.754 procedimentos cirúrgicos, beneficiando 12.288 pacientes da Capital e 466 do interior do Estado.

O destaque do plano será o mutirão das cirurgias oftalmológicas. Serão 9.837 intervenções desta especialidade realizadas nos pacientes de Fortaleza que aguardam do poder público cirurgia de catarata, zerando a fila de espera (de pacientes inseridos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023).

A assinatura do contrato foi realizada na filantrópica Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social, localizado no Hospital Distrital Doutor Fernandes Távora. As cirurgias oculares do mutirão serão realizadas por meio de contratualização com o hospital, que possui uma infraestrutura com salas cirúrgicas específicas para esse tipo de procedimento. Durante a entrega, Sarto celebrou a parceria com a unidade hospitalar.

“Nós vamos zerar a fila de cirurgia de catarata, que é a maior fila de espera do Brasil e também de Fortaleza. É uma alegria firmar esse contrato aqui no Instituto Práxis, um espaço com grande abrangência de atendimento, com estrutura ampliada e uma equipe de excelentes oftalmologistas”, comentou ele.

O diretor financeiro do instituto, Esio de Sousa, também comemorou o convênio: “A Prefeitura já tinha essa ideia de fomentar essa parceria público-filantrópico e agora conseguimos ofertar cirurgias de catarata e vitrectomia, esta que é mais complexa e cara e que será ofertada pela rede municipal, beneficiando muito a população que precisa”, disse ele.

Também está prevista a realização de 2.451 procedimentos cirúrgicos nas especialidades ginecológica, ortopédica e geral, que serão realizados nos hospitais Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), Instituto Doutor José Frota (IJF), Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac).

A previsão da Prefeitura é concluir o Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas até o mês de dezembro, realizando cerca de mil procedimentos mensais como parte do mutirão. O encaminhamento para as cirurgias se dará pelo fluxo normal, através da Central de Regulação de Leitos. Foi o que explicou o secretário da saúde Galeno Taumaturgo.

“Para a cirurgia é necessária uma consulta prévia, exames pré-operatórios, entre outros. Toda essa estrutura está prevista nesse mutirão. E se nós agilizarmos o atendimento de quem já está na fila, aquele que está entrando vai ter certamente uma facilidade maior”, afirmou.

Os recursos aplicados serão na ordem de R$ 17,7 milhões, como parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).

Compartilhe:
Veja Mais