Últimas Notícias


Porto seco em Quixeramobim marca nova era logística no Sertão Central do Ceará
Home Últimas Notícias Porto seco em Quixeramobim marca nova era logística no Sertão Central do Ceará

O Sertão Central do Ceará avança rumo à modernização logística com o lançamento da pedra fundamental do Terminal Multimodal e Multipropósito de Cargas de Quixeramobim, nesta segunda-feira (7). O empreendimento, que atuará como porto seco conectado à ferrovia Transnordestina e ao Porto do Pecém, promete transformar a economia da região. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do CEO da Value Global Group, Ricardo Azevedo, responsável pelo projeto batizado de Porto Seco José Dias de Macêdo.

Com investimento total estimado em R$ 1 bilhão, a obra será realizada em duas fases. A primeira, com aporte de R$ 350 milhões, deve gerar 1.300 empregos e ser concluída até agosto de 2026. Já a segunda fase, prevista para 2027, inclui o processo de alfandegamento. Além da armazenagem e movimentação de cargas, o projeto prevê a construção de um distrito industrial, ampliando as oportunidades para atração de novas empresas e geração de renda para a população local.

A iniciativa conta com apoio do Governo do Ceará, da Prefeitura de Quixeramobim e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico. O porto seco será um ponto estratégico para o escoamento de produtos agrícolas, combustíveis e minérios, beneficiando tanto grandes produtores quanto pequenos agricultores. A conexão com a Transnordestina, que atravessa 53 municípios e já tem obras avançadas no trecho entre Quixadá e Caucaia, reforça a integração logística do estado e impulsiona o agronegócio no mercado global.

Compartilhe:
Veja Mais