Últimas Notícias
Podcasts e e-books ajudam empresas a se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados
Home Últimas Notícias Podcasts e e-books ajudam empresas a se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados

Com o avanço da Tecnologia da Informação, o mundo está cada vez mais virtual, e dados que há muito tempo fazem parte da vida e dos negócios passaram a ser ainda mais compartilhados e armazenados. Para muitas empresas, ter os dados de clientes é essencial para manter os negócios, mas, para quem tem suas informações pessoais armazenadas e acessadas por outras pessoas pode ser um risco. Em busca de solucionar esse problema, surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados.

A nova lei estabelece normas legais para o uso de dados de clientes e usuários com fins econômicos, tanto nos serviços online quanto no atendimento presencial. A LGPD já está em vigor em todo o Brasil, mas a fiscalização só começa em agosto de 2021. A partir de então as empresas que não tiverem se adequado poderão sofrer penalidades.
Com a missão de orientar os empresários, a Fecomércio Ceará lançou a campanha Fecomércio de Olho na LGPD, com uma série de materiais sobre a nova lei. A iniciativa tem como objetivo esclarecer os impactos da lei nas empresas e a sua aplicabilidade, auxiliando os empresários na regularização de seus negócios. Através de e-books, podcasts, vídeos e outros materiais os empresários têm acesso às principais características da Lei Geral de Proteção de Dados e o que muda em seus negócios. Parte do conteúdo já está disponível no website da campanha e outros materiais ainda serão lançados e agrupados na página.


Conteúdos já disponíveis

Entre o conteúdo que já está disponível está um e-book introdutório, com os principais conceitos necessários para entender os aspectos gerais da lei. O material explica questões como o que é a LGPD, quais dados estão cobertos por ela, o que é tratamento e banco de dados e quando é permitido tratar dados pessoais. Estão previstos outros e-books que irão adentrar mais o assunto.
Para quem prefere consumir informação em formato de áudio, a campanha também está lançando podcasts com especialistas no assunto. Já estão disponíveis dois episódios, ambos com a participação do doutor em direito comercial João Rafael Furtado, consultor jurídico da Fecomércio Ceará. No primeiro, é explicado o que é a lei e sua aplicação. Já no segundo, o tema são os dados de que trata a nova legislação. As duas temáticas também são abordadas em dois vídeos já disponíveis.
Para acompanhar os conteúdos da campanha, acesse o site: https://bit.ly/3qTZyVT.

Veja Mais