Coberturas
Pesquisadores da Secretaria da Saúde ganham reconhecimento internacional com artigo sobre Covid-19
Home Últimas Notícias Pesquisadores da Secretaria da Saúde ganham reconhecimento internacional com artigo sobre Covid-19

Pesquisas no mundo todo buscam tratamentos para a Covid-19 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

O artigo “Sintomas Clínicos Recorrentes de Covid-19 em Profissionais da Saúde: Uma Série de Casos no Brasil”, de autoria de pesquisadores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), teve destaque internacional, ficando no Top 10 do ‘Covid Reference’, site com respaldo global sobre a pandemia.

É a primeira publicação científica do País a acompanhar casos de reincidência através de um relato que serve de base para aprofundamentos, inclusive sobre a eficácia da esperada vacina para Covid-19.

A diretora clínica do Hospital São José (HSJ), Christianne Takeda, destaca a importância da publicação ter tomado foro internacional é fomentar o entendimento dos diferentes casos de reinfecção.

O artigo analisa seis casos de profissionais de saúde no Brasil, com média de 43 anos de idade, que se recuperaram da Covid-19, mas apresentaram novamente sintomas consistentes, testando positivo em novo teste. Eles iniciaram os sintomas entre 16 de março e 9 de abril de 2020.

Christianne atenta que a publicação despertou a atenção para os diferentes casos registrados fronteira afora, que servem de base para estudo e aprofundamento.

Além da doutora Christianne Takeda, também são autores do artigo Magda Moura de Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa; e Ricristhi Gonçalves, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Sesa.

Participaram ainda Keny Colares, infectologista do HSJ; Tatiana Cisne Souza, orientadora da Célula de Informação e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Sesa; Matheus Alves de Lima Mota, da Faculdade de Medicina da Universidade de Fortaleza e Luciano Pamplona Cavalcanti, do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus.

O infectologista do HSJ, Keny Colares, destaca o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos cearenses. Colares ressalta que às vezes é preciso apoio para criar boas ideias.

Segundo Keny Colares, existem lacunas de conhecimento sobre a doença e a esperada vacina, que precisam ser preenchidas.

Veja Mais