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Pemed 2023: escolas da Rede Municipal, alunos e professores são premiados pelos resultados do Spaece
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As escolas municipais que alcançaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa receberam homenagens nesta quarta-feira (06/09), na entrega do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2023. A celebração ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, com mais de R$ 1 milhão em premiações, e contou com a presença do prefeito José Sarto.

“O Pemed destaca o protagonismo estudantil, o protagonismo da nossa equipe de educação, que é fantástica, um time vocacionado. Temos a melhor educação dentre as oferecidas pelas capitais brasileiras, uma educação que ano após ano vence a si mesma, de forma que o nosso maior desafio é superar a marca do ano anterior. Em dez anos, o município galgou muitas posições, saindo do penúltimo lugar dos municípios cearenses, para um dos primeiros, e pelo oitavo ano consecutivo se mantém no nível do aprendizado da leitura na idade certa, o que é o resultado inquestionável do trabalho desse nosso time de professores, diretores e todas as colaboradoras e colaboradores da educação,” afirmou o prefeito José Sarto.

Foram 192 escolas premiadas com recursos financeiros e 416 alunos contemplados com smartphones, sendo 100 para os estudantes do 5º ano e 316 para os de 9º ano. Todos os 1.235 professores das escolas premiadas ganharão elogio no Diário Oficial do Município (DOM).

Segundo a titular da SME Dalila Saldanha, as premiações são um elemento motivacional para reconhecer e valorizar o esforço de todos os envolvidos na educação. “O Pemed reconhece o esforço dos professores na escola pela excelência nos resultados, é aquela motivação com um incentivo financeiro que a gente mantém para que todos cheguem no nível de excelência máxima. O objetivo é que todo mundo tenha um nível de excelência que é a escala de proficiência do Spaece. Tem escola que este ano vai receber 60 mil, porque conquistou todos os níveis adequados e desejáveis, na alfabetização, na matemática e no português do quinto e do nono ano, além de primeiro lugar no distrito e primeiro lugar no município”, ressaltou.

Dalila destacou que este é o primeiro resultado da Spaece após a pandemia da Covid-19. “A nossa maior conquista é termos mantido o nível desejável de alfabetização. O nosso maior temor era não alcançar esse nível, porque os estudantes passaram dois anos sem fazer o período de alfabetização na escola, tendo contato presencial com os colegas e com alfabetizador, que é necessário. E esse é o maior prêmio que a gente comemora hoje, continuar no nível desejável dentro padrão que o estado do Ceará definiu, e na idade certa, até os sete anos de idade. A gente tem acima de 75% das crianças lendo e escrevendo na idade certa.”

A Escola Municipal Professor José Cirio Pereira Filho, localizada no Bairro Bom Jardim, na Regional 5, foi a primeira colocada do Município no Spaece. Segundo Francisca Adailza da Silva Lima, coordenadora pedagógica da unidade escolar, os resultados são frutos de muita dedicação e trabalho coletivo. “Nós temos uma excelente equipe, desde os responsáveis pela portaria até os professores, que são excelentes, e nós somos muito unidos, e nosso foco é oferecer ensino de qualidade para nossas crianças”, enfatizou.

Além do trabalho em equipe, outros fatores contribuem para os bons resultados alcançados por Fortaleza no Spaece. Carla Régia Rodrigues Lima, professora da Escola Municipal Rachel Viana Martins, no Bom Jardim, segundo lugar do município na avaliação estadual, apntou a atenção dedicada a cada estudante. “Eu trabalho muito com atendimento individual, focado na necessidade do aluno, e em agrupamentos por nível de conhecimento deles de leitura e escrita, também passo atividades de leitura para fazerem em casa, e a gente faz reuniões mensais com os pais, e atende eles individualmente”, elencou.

Feliz com as homenagens, a professora ressaltou que a premiação não é o objetivo final. “A premiação Pemed é consequência, claro que também é importante por ser um reconhecimento e um incentivo para a gente continuar dando o melhor, mas garantir a alfabetização dos meninos e das meninas é o mais importante para mim, e vem dando certo.”

O esforço coordenado pela educação de qualidade ocorre em várias frentes. Ana Karine Holanda de Freitas, diretora da Escola Municipal Isabel Ferreira, terceiro lugar no Pemed, citou algumas das ações que ela considera importantes para o bom desempenho dos estudantes. “A gente tem percebido cada vez mais investimento na educação, inclusive com a aquisição de materiais que podem facilitar a aprendizagem das crianças dentro da escola, e isso tem contribuído para os resultados. O envolvimento dos nossos professores também foi um diferencial muito grande, além das formações promovidas pela Secretaria da Educação, formações em contexto promovidas dentro da unidade escolar pelas coordenadoras e o trabalho de busca ativa com o qual a gente hoje consegue garantir a frequência e a permanência das crianças na unidade escolar”.

Critérios para premiação

O Pemed ocorre desde o ano de 2015 e tem o objetivo de valorizar as boas práticas pedagógicas como uma referência importante e exemplar para a qualidade do ensino-aprendizagem na Rede Municipal de Educação. Assim, há o reconhecimento do esforço realizado durante todo o ano letivo, em ações como a formação continuada de professores e gestores escolares, distribuição de materiais pedagógicos de qualidade, acompanhamento às escolas, avaliações diagnósticas, entre outras.

Nesta edição, foram premiadas com placas e recursos financeiros as escolas do 2º ano que obtiveram a partir de 85% dos alunos alfabetizados no nível desejável, bem como aquelas com proficiência igual ou maior a 190 pontos, conforme classificação do Spaece-Alfa 2022.

Também foram contempladas as unidades de 5° e 9º anos que alcançaram proficiência adequada em português, matemática e português e matemática, simultaneamente. Receberam premiações escolas de 9º ano com maior crescimento (a partir de 3%), no desempenho de língua portuguesa e matemática, simultaneamente, em relação ao Spaece do ano anterior.

Já os estudantes do 5º e 9º ano que atingiram as melhores médias de proficiência adequada em português e matemática, simultaneamente, foram premiados com smartphones.

As escolas que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares gerais no Município e nos seis Distritos de Educação também receberam prêmios. A condecoração se estenderá ainda aos seis Distritos de Educação, homenageados por terem atingido nível desejável de proficiência nas escolas de sua área de abrangência.

Spaece

Fortaleza manteve o nível desejável de alfabetização, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2022. O Spaece 2022 avaliou 293.825 estudantes, distribuídos em 3.840 escolas municipais e estaduais no ano passado. A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza conta com mais de 240 mil estudantes matriculados em mais de 600 unidades escolares, sendo a 4ª maior do Brasil em número de matrículas.

De acordo com os dados do Spaece, Fortaleza está em um nível desejável de alfabetização na idade certa pelo oitavo ano consecutivo e, apesar da queda do desempenho registrada em todo o Estado, a capital cearense manteve o bom desempenho.

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