Últimas Notícias
Paramoti, Tururu e São Luís do Curu ganham brinquedopraças e academias ao ar livre
Home Últimas Notícias Paramoti, Tururu e São Luís do Curu ganham brinquedopraças e academias ao ar livre

 

Os moradores de Paramoti, Tururu e São Luís do Curu agora contam com brinquedopraças e academias ao ar livre para atividades de lazer e bem-estar. Com investimento de R$ 485 mil do Estado, os equipamentos foram entregues, nesta quinta-feira (12), pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, em solenidade virtual transmitida via redes sociais. Ao seu lado estavam a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e o deputado estadual Salmito Filho.

As brinquedopraças e academias ao ar livre são iniciativas do Programa Mais Infância Ceará, política pública idealizada pela primeira-dama. Os espaços foram projetados para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ao todo, o Ceará soma 145 brinquedopraças entregues até o momento.

 

“Esse espaço de lazer proporciona qualidade de vida, a partir do momento em que as crianças têm oportunidade de brincar e estar com sua família, aprendendo a respeitar o próximo, o meio ambiente e o local público. A gente faz com muito carinho e determinação, contando com profissionais que têm toda essa capacidade de fazer o melhor possível”, afirmou Onélia Santana.

A titular da SPS destacou que as unidades fazem parte do avanço da política de desenvolvimento infantil desenvolvida pelo Governo do Ceará. “Há sete anos, o Estado do Ceará vem contribuindo com uma política de desenvolvimento infantil, toda ela pensada por muita cabeças, mas liderada pela professora Onélia Santana. O Estado do Ceará vem criando instrumentos capazes e eficazes de fazer com que essa política se agigante”, disse Socorro França.

A brinquedopraça tem 240 metros quadrados, com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. A conservação da praça e a manutenção dos brinquedos é de responsabilidade da gestão municipal.

 

Aberta à população, a academia tem área total de 100m², e possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

 

Salmito Filho falou sobre a importância desses espaços para o desenvolvimento social. “A praça pública é o lugar da cidadania, da paz, da segurança e da vida comunitária. Historicamente, em nosso País esses lugares são degradados, e aqui, no Ceará, nós temos o espaço requalificado e esse olhar especial para a Primeira Infância”, enfatizou.

Assim como os demais gestores municipais que acompanharam as inaugurações, a prefeita de Paramoti expressou emoção e gratidão ao receber os equipamentos. “Fui professora na creche Mãe Rita, aqui no bairro. Então, conseguir essa brinquedopraça e academia me honra muito. Eu só tenho a agradecer, porque fui uma criança criada em praça, andando de bicicleta, correndo. Hoje, quando vejo um equipamento desse, maravilhoso, isso me orgulha e me alegra”, agradeceu Telvânia Braz.

 

Para Francisco de Souza, morador de São Luís do Curu, a praça foi entregue no momento certo. “Para gente se encontrar, amigos conversar. Pais, mães e crianças brincarem. Para gente ter um pouco de lazer”.

Outra moradora de São Luís do Curu que também ficou contente com o novo equipamento foi Camila Fonseca. “É uma grande alegria participar da inauguração da praça, porque é muito importante para a cultura e brincadeira das nossas crianças”.

Além das brinquedopraças e academias, o Mais Infância Ceará já entregou 59 Centro de Educação Infantil, 36 brinquedocreches, 24 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição e um Espaço Mais Infância.

Veja Mais