O Papa Leão XIV autorizou, nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, a criação da Diocese de Baturité, marco histórico para o Maciço de Baturité e para a Igreja Católica no Ceará. A nova circunscrição eclesiástica nasce com 21 paróquias distribuídas entre os municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção.
No aspecto pastoral, a Diocese de Baturité inicia suas atividades com 28 sacerdotes diocesanos, 11 sacerdotes religiosos, um diácono permanente, seis seminaristas, além de 10 religiosos e 31 religiosas. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma, em Baturité, foi indicada como a Catedral da nova Diocese. Nos próximos dias, será encaminhado à Câmara Municipal projeto de lei para doação do imóvel destinado à implantação da sede diocesana.
O Santo Padre também nomeou Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap, atual vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, como o primeiro bispo da Diocese de Baturité. Com ampla experiência na vida religiosa capuchinha, Dom Pepeu assume com o lema episcopal “Não temas, estou contigo” (Jr 1,8), reforçando o compromisso de uma ação pastoral mais próxima, humana e missionária junto ao povo da região.

