Coberturas
Pacto Contra o Coronavírus visita Quixeramobim e Iguatu
Home Últimas Notícias Pacto Contra o Coronavírus visita Quixeramobim e Iguatu

 

Na última quinta-feira (29), os trabalhos de sensibilização do Pacto contra o Coronavírus no Ceará, iniciativa promovida pela Assembleia Legislativa e parceiros, foram iniciados no município de Quixeramobim, no período da manhã, seguindo por Iguatu, à tarde. As ações, mais uma vez, tiveram como objetivo fortalecer o cadastro para imunização contra o coronavírus no Interior e lembrar sobre a necessidade de manter os cuidados preventivos.

Os integrantes do Pacto estiveram na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) dos dois municípios que auxilia os cidadãos no cadastro da vacinação. Os munícipes também contam com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) para a realização do cadastro.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, parabenizou a gestão de Quixeramobim e salientou a importância da parceria entre sociedade civil e Governo do Estado para o enfrentamento do coronavírus. “Estamos visitando mais um município no sentido de oficializar essa parceria. É através da união de esforços entre Poder Público Estadual, municipal, imprensa e sociedade civil que vamos vencer essa pandemia. No Ceará, mais de 23 mil vidas foram interrompidas e, nesse momento, o principal esforço que precisamos fazer é conscientizar a população da importância de se cadastrar e vacinar”, afirmou.

Os deputados Osmar Baquit (PDT) e Salmito (PDT) que integraram a comitiva, reiteraram a necessidade da vacinação e medidas protetivas, além de parabenizarem a ação da Assembleia Legislativa de engajar parceiros e municípios em prol do cadastro e da vacinação para todos.

Para o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, a Assembleia Legislativa sempre esteve presente nos momentos difíceis enfrentados pelo Estado. “Esse é mais um exemplo em que a Casa está contribuindo de maneira ativa para que todos os cidadãos cearenses possam se vacinar. É de extrema necessidade não apenas que a população se cadastre e vacine, mas também que continue com as medidas de segurança para podermos vencer esse momento”, assinalou.

A visita contou ainda com participação do presidente da Câmara de Quixeramobim, François Saldanha, e do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro. Vereadores, prefeitos e lideranças políticas da região também estiveram presentes.

No período da tarde, os representantes do Pacto iniciaram as atividades na CDL de Iguatu, onde o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão destacou que a ação já percorreu municípios de várias regiões do Estado, e recebeu informações sobre falta de vacinas e dificuldade da população em fazer o cadastramento. “Dezoito entidades se uniram com o único objetivo de salvarmos vidas através da vacina e, antes da vacina, tem o cadastro prévio. Só com esse cadastro chegarão as vacinas. A CDL e o IDT de Iguatu serão mais dois postos para que possamos disponibilizar para a população o atendimento para a realização desse cadastro”, ressaltou.

Evandro Leitão destacou ainda que a iniciativa não vai focar somente na imunização. “Num segundo momento, estaremos fazendo reuniões regionalizadas com o setor produtivo, tratando dos desafios locais, para que seja passado para o governador Camilo Santana”, acrescentou.

Para o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, “a população quer que todos nós, que exercemos comando nos municípios, que a gente deixe de lado as questões políticas e que sempre pense na população, que necessita desse olhar dos gestores e dos parlamentares. E é isso que estamos fazendo aqui”. Ele também parabenizou o presidente da AL por estar indo ao interior do Estado para ver de perto a real situação dos municípios e colocando a Assembleia à disposição. “É muito importante uma parceria como essa e eu só tenho agradecer e parabenizar”, pontuou.

O secretário de Saúde de Iguatu, Fernando Fernandes, destacou os esforços do município para vacinar a população e explicou que, apesar de mais de 80% da população maior de 18 anos já ter sido cadastrada, ainda é preciso fazer o cadastramento de 13.278 pessoas. “A gente precisa dar mais celeridade para que a gente volte à normalidade e se readapte, para que a economia funcione com segurança”, pontuou.

O deputado Marcos Sobreira ressaltou que a busca ativa de pessoas para cadastramento vai contribuir para que as vacinas cheguem aos moradores e que a imunização seja mais ágil. O parlamentar também destacou as ações da Assembleia Legislativa, quando parlamentares destinaram 100% das emendas ao combate à pandemia. Ele lembrou da abertura de 30 leitos de UTI no Centro-Sul do Estado e da campanha de arrecadação de alimentos liderada pela Assembleia Legislativa. O deputado informou que a distribuição de cestas básicas acontecerá novamente, com recursos e coordenação da AL.

Já o deputado Agenor Neto ressaltou o trabalho do governo estadual. “A gente viu, nesse período de pandemia, o Estado investindo, pensando e preocupado com as pessoas mais necessitadas. O Governo tem avançado muito porque tem na Assembleia um presidente que sabe ouvir. Estamos aqui para unir forças para não vermos mais o que vimos no País e no mundo todo. Não tem outro caminho, só a vacinação”, enfatizou o parlamentar.

A campanha do Pacto Contra o Coronavírus já passou pelos municípios de Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu.

Pacto contra o Coronavírus

A campanha para fortalecer o cadastro no interior do Estado é uma parceria entre Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE).

A iniciativa reúne 18 instituições representativas no Ceará e busca ainda reforçar a importância de continuar tomando as medidas para evitar a Covid-19, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Veja Mais