
Dando continuidade às melhorias no saneamento básico de todo o Ceará, neste domingo (13), o governador Camilo Santana, apresentou uma série de investimentos para as populações dos municípios de Guaiúba e Pacoti, nos quais foi recepcionado pela prefeita Izabella Fernandes e pelo prefeito Marcos Norjosa, respectivamente.
No primeiro, foi dada a ordem de serviço para o início das obras do sistema de abastecimento de água do distrito de Dourado. Já em Pacoti, foi inaugurada a nova estação de tratamento de esgoto da cidade. Ao todo, os investimentos nos dois locais somam R$ 10,6 milhões.

Em Guaiúba, o governador ressaltou, além da importância da água potável para a população, o compromisso de promover emprego e renda para os guaiubanos. “Aqui nós já conseguimos trazer galpões que geram emprego e renda para vocês, e hoje estamos autorizando uma obra essencial, pois água é vida, é dignidade para a população, além da estrada, que é conforto e segurança para todos”, disse Camilo.
No distrito de Dourado, em Guaiúba, a obra autorizada consiste na implantação de quase 14 mil metros de rede de distribuição de água. Além disso, será construído um reservatório elevado, uma estação de tratamento, uma elevatória para bombeamento da água e, ainda, uma estação de tratamento dos rejeitos gerados, utilizada para recirculação e reaproveitamento. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,8 milhões nesse projeto, que beneficiará cerca de 330 famílias na região. Os serviços serão concluídos em até 6 meses.

Para o guaiubano Renan Feitosa, o abastecimento representa alívio não só para ele, mas para muitas família da região. “É de grande importância essa estação de tratamento de água, porque não temos um abastecimento de água fixo, era variável por semana ou quinzena, e a gente sofre muito aqui no distrito de Dourado. Desde já fica o meu agradecimento tanto à prefeita Izabella quanto ao governador Camilo Santana por conseguiu trazer essa água tratada para cá”, afirmou.
Guaiúba também ganhará estrada asfaltada, na ligação entre o distrito de Itacima e a CE-060, num percurso de 8,66 km. A licitação está prevista para ser aberta dia 12 de abril na Comissão Central de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).