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Ouvidoria da Sefaz realiza mais de 5 mil atendimentos em 2020
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A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, em 2020, 5.012 atendimentos, entre sugestões, elogios, solicitações de serviços, denúncias e reclamações. Os canais mais utilizados foram a internet e o telefone 155. Tiveram destaque demandas sobre mercadorias em trânsito, fiscalização de empresas, tramitação de processos, denúncias e dúvidas em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para o coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Sefaz-CE, Marcos Saraiva, a área tem um papel fundamental no relacionamento com o contribuinte. “A missão da Ouvidoria é disseminar a cultura de empatia entre todos os colegas fazendários e os contribuintes. Vemos o cidadão como parceiro da Sefaz. Com o amadurecimento da tecnologia, a relação fica mais transparente”, ressaltou.

Marcos Saraiva revelou que a pandemia de Covid-19 exigiu uma rápida adaptação de sistemas e processos ao regime de teletrabalho. “Apesar das mudanças, não houve descontinuidade ou atrasos no atendimento aos serviços de ouvidoria e a interação com os responsáveis das diversas áreas da Sefaz passou a ser realizada pelo WhatsApp, por e-mail ou ainda por contato telefônico”, afirmou.

O gestor destacou ainda os objetivos do setor para 2021. Segundo ele, a unidade tem como principal meta dar agilidade às denúncias e fomentar a área de gestão de riscos para conseguir um contato mais direto com o cidadão e melhorar os resultados. “A partir de 2020, começamos a identificar o que se relaciona com a política de gestão de risco. Ao invés de ver apenas a reclamação, analisamos também os processos que estão impactando determinada área”, concluiu.

Serviço

O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Fazenda pelo 155 ou acessar a página www.cearatransparente.ce.gov.br

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